Safari pode usar IA para resumir e remover partes de sites

Com a possível chegada do iOS 18 para algum momento deste ano, a Apple pode finalmente trazer sua própria IA para o iPhone, inclusive para o Safari. O site AppleInsider relatou que a Maçã planeja uma repaginada no navegador ao adicionar recursos de inteligência artificial que receberiam nomes como Intelligent Search e Web Eraser.

  • Apple prepara mais um modelo de IA para rodar no iPhone
  • iPhone SE 4 tem protótipo de design vazado com visual de iPhone 14

Busca Inteligente no Safari

Segundo as informações do portal, a função Intelligent Search (Busca Inteligente, em tradução livre) vai oferecer assistência para encontrar tópicos relevantes na internet, que seriam definidos por palavras repetidas dentro de um texto.

A ferramenta tem como modelo de linguagem o Ajax e poderá resumir as páginas do Safari com o objetivo de facilitar a leitura do usuário, tudo a partir de frases-chave e temas específicos — essa opção seria similar ao que é visto no Opera.


Canaltech no Youtube: notícias, análise de produtos, dicas, cobertura de eventos e muito mais! Assine nosso canal no YouTube, todo dia tem vídeo novo para você!

Safari iPhone
O Safari pode ficar ainda mais útil com o iOS 18 (Imagem: Nobbby/Pixabay)

Web Eraser

Ao lado do Intelligent Search, a Apple parece trabalhar em uma função de nome Web Eraser (algo como Apagador Web, em português), que deve permitir ao usuário selecionar e remover partes específicas de páginas na internet.

O intuito aqui seria o de manter a privacidade da pessoa ao deixá-la escolher o que realmente quer ver em um site, como anúncios e imagens indesejadas. Além disso, ao apagar algum conteúdo, o Safari lembraria disso em visitas futuras e manteria tudo removido mesmo depois de dias.

Tanto o Web Eraser quanto o Intelligent Search podem ser encontrados na nova página de controles do navegador, mas apenas na versão de testes internos da empresa de Cupertino, segundo a fonte informou.

Nova interface no Safari

Por fim, há burburinhos que apontam uma repaginada na interface no Safari para posicionar melhor os ícones e recursos para deixar o uso mais dinâmico. Isso inclui opções de Zoom, configurações de privacidade, atalhos e acesso à inteligência artificial.

Ainda não há confirmação por parte da Apple, mas tudo deve ser elucidado durante o WWDC 2024 que ocorrerá no dia 10 de junho deste ano.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

  • WhatsApp muda emoji de carro de corrida após parceria com a Mercedes
  • Físico que estudou o coronavírus acredita que vivemos na “Matrix”
  • Governo abre concurso na área de TI com salário de R$ 8,3 mil
  • Samsung confirma chegada de relógios Galaxy Watch mais avançados
  • Os 20 melhores filmes de terror da nova geração
  • Rabbit R1 usa app e sistema Android para funcionar
Adicionar aos favoritos o Link permanente.