A primeira-dama Janja Lula da Silva utilizou as redes sociais para relembrar a lei da igualdade salarial, durante o Dia do Trabalho, celebrado nesta quarta-feira (1º/5).
“É importante lembrar que, no Brasil, empresas têm o dever, por lei, de pagar o mesmo salário a homens e mulheres que exerçam a mesma função. Essa é mais uma conquista histórica do governo do presidente Lula e da luta dos movimentos sociais”, escreveu no X (antigo Twitter).
“Continuaremos batalhando para que as mulheres tenham, cada vez mais, dignidade e voz em seus ambientes de trabalho e em espaços de poder”, completou.
A lei para a igualdade salarial foi sancionada por Lula no ano passado. As empresas tiveram meses para se adequar, mas o governo não obteve a resposta esperada.
Na terça-feira (30/4), o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, apontou um endurecimento na fiscalização das companhias para o cumprimento da lei.
Segundo Marinho, “a grande massa de empresas” enviou dados demandados pelo governo e “um número insignificante” omitiu informações.
“Se está escondendo, alguma coisa está errada. É isso? Se é isso, terá o nosso olhar de maneira especializada. Não é o que eu gostaria, sinceramente. Mas se é essa a opção de segmentos empresariais, terá toda atenção da nossa fiscalização”, falou, em coletiva de imprensa.