Haddad entra em campo para negociar desoneração dos municípios

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, deve aproveitar os próximos dias para se reunir com deputados e senadores para renegociar a desoneração dos municípios. 

Mesmo com o Congresso desgostoso com o governo por ter judicializado a questão, o ministro crê ter tempo hábil para convencer os líderes que a medida transcende o governo e que a casa tem compromisso com a responsabilidade fiscal.

O ministro do Supremo Tribunal Federal Luiz Fux pediu vista sobre o caso na Corte. Até o momento, o placar da votação está 5 votos a 0 pela manutenção da decisão de Cristiano Zanin, que foi motivada por uma ação da Advocacia-Geral da União (AGU).

Apesar do tempo para a renegociação, parte do Ministério da Fazenda teme que a desoneração passe a contemplar também às empresas, além dos municípios. A inclusão impactaria diretamente o caixa da União, que nem mesmo tem estimativas do quanto isso iria custar.

De todo modo, o termômetro será daqui a 7 dias, em 9 de maio, quando o Congresso se reúne para votar vetos do presidente Lula (PT). O governo espera uma última “grande derrota” nesta votação.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.