A cápsula Crew Dragon, da SpaceX, foi “estacionada” em outra porta na Estação Espacial Internacional (ISS). A mudança foi necessária para liberar o caminho para a chegada da Starliner, espaçonave da Boeing que vai ser lançada ao laboratório orbital na próxima semana.
- Essas são as naves espaciais que vêm levando humanos ao espaço
- Física nas aeronaves | Por que aviões não chegam ao espaço?
Antes, a espaçonave estava na porta frontal do módulo Harmony. Os astronautas da missão Crew-8 começaram a desacoplagem às 9h52 no horário de Brasília, e menos de uma hora depois, a cápsula foi acoplada de forma autônoma a outra porta do módulo.
O veículo chegou ao laboratório orbital no início de março, levando os astronautas Matthew Dominick, Michael Barrett, Jeannette Epps e o cosmonauta Alexander Grebenkin. A nave usada por eles também é chamada de Endeavour, apelido escolhido pelos astronautas Doug Hurley e Bob Behnken. Eles estiveram na missão Demo-2 em 2020, o primeiro voo tripulado da cápsula.
–
Podcast Porta 101: a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar.
–
Com a mudança, a porta frontal do módulo Harmony pode receber a Starliner, que deve ser lançada na segunda (6). A missão vai ser o primeiro teste de voo tripulado desta espaçonave, e vai levar os astronautas Butch Wilmore e Suni Williams para passar 10 dias na ISS.
Dragon relocating to Harmony’s zenith port pic.twitter.com/vKmG8gDokT
— SpaceX (@SpaceX) May 2, 2024
Esta não foi a primeira vez em que foi necessário mudar a posição de uma espaçonave Crew Dragon na ISS. Segundo informações da NASA, procedimentos semelhantes foram feitos nas missões Crew-1, 2 e 6.
Leia a matéria no Canaltech.
Trending no Canaltech:
- Céu de maio | Chuva de meteoros e Mercúrio estão entre eventos astronômicos
- WhatsApp deixa de funcionar em 35 celulares antigos; veja quais
- Governo abre concurso na área de TI com salário de R$ 8,3 mil
- Físico que estudou o coronavírus acredita que vivemos na “Matrix”
- Samsung confirma chegada de relógios Galaxy Watch mais avançados
- WhatsApp muda emoji de carro de corrida após parceria com a Mercedes