Polícia do RJ planeja série de operações contra o Comando Vermelho

As polícias Civil e Militar do Rio de Janeiro planejam uma série de operações nos próximos meses para sufocar o Comando Vermelho no estado, mas, principalmente, na capital fluminense.

O objetivo das operações, que ocorrem em virtude de investidas da facção em invasões de territórios no Rio de Janeiro, é enfraquecer o Comando Vermelho para que os conflitos por disputas territoriais diminuam na cidade.

Um dos focos é a favela Cidade de Deus, na Zona Oeste do Rio de Janeiro e a única da região, até 2023, comandada pelo CV.

A facção, no ano passado, conseguiu tomar outras áreas da Zona Oeste, como a Gardênia Azul, bairro vizinho à Cidade de Deus e historicamente dominado pela milícia, e continua tentando ter o domínio de Rio das Pedras, o berço dos grupos paramilitares, e outras favelas na região comandadas pela milícia.

O Complexo da Maré também está entre os focos das forças de segurança do Rio de Janeiro. A favela é comandada pelos três maiores grupos criminosos do estado: Comando Vermelho, milícia e Terceiro Comando Puro. Para as polícias, portanto, é um território em disputa.

Integram a lista de prioridades também o Complexo do Alemão e o Complexo da Penha, que são considerados “bunkers” do Comando Vermelho, onde estão as lideranças da facção e onde ela é mais forte.

Na última terça-feira (29/2), a Polícia Civil e a Militar fizeram uma operação nos Complexos da Penha e do Alemão, ambos dominados pelo Comando Vermelho. Nove pessoas morreram.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.