Madonna no Rio: quem são os brasileiros homenageados pela cantora?

Madonna surpreendeu algumas vezes em um curto espaço de tempo durante sua aparição na Praia de Copacabana, nesta quinta (02). Durante o primeiro ensaio para o show de encerramento da “The Celebration Tour”, o palco da diva exibiu imagens de personalidades brasileiras enquanto recebia (e era carregada no colo por) Pabllo Vittar.

O ensaio para o espetáculo exibiu imagens de ícones nacionais como Cazuza, Betinho, Renato Russo, Wagner Bello, Caio Fernando de Abreu, Pelé, Cacique Raoni, Txai Surui, Zaya Guarani, Sonia Guajajara, Marina Silva, Marta, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Marielle, Abdias do Nascimento, Paulo Freire, Maria Bethânia, Renê Silva e Daniela Mercury. Anitta também foi mencionada.

Abdias do Nascimento (1914-2011) considerado um dos maiores expoentes da cultura negra e dos direitos humanos no mundo, foi ator, poeta, escritor, dramaturgo, artista plástico, professor universitário, político e ativista dos direitos civis e humanos das populações negras brasileiras. Em 2010, foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz.

Betinho (1935-1997): Herbert José de Sousa, o Betinho, foi sociólogo e ativista dos direitos humanos. Criou, em 1993, o projeto “Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida”. Por causa da ditadura militar em 1964, exilou-se no Chile em 1971. Oito anos após, seria homenageado como “o irmão do Henfil” na canção “O Bêbado e a Equilibrista”, de João Bosco e Aldir Blanc, gravada por Elis Regina. Anistiado em 1979, voltou ao Brasil. Morreu em 1997, 11 anos após contrair HIV.

Wagner Bello (1964-1994): Ator e maquiador, Wagner ficou conhecido nacionalmente por interpretar o personagem Etevaldo no programa Castelo Rá-Tim-Bum. Morreu em 1994, em decorrência de complicações do vírus da AIDS.

Caio Fernando de Abreu (1948-1996): jornalista, dramaturgo e escritor, Caio foi um expoente da literatura brasileira a partir dos anos 1980. Ganhou três prêmios Jabuti, sempre abordando temas tabus como a AIDS e a homossexualidade. Em 1993, quando trabalhava no jornal O Estado de São Paulo. O escritor faleceu em 1996, em Porto Alegre.

Cacique Raoni: Raoni Metuktire é um líder indígena da etnia caiapó. É conhecido internacionalmente por sua luta pela preservação da Amazônia e dos povos indígenas. Tornou-se porta voz da causa indígena contra os desmandos ambientas e territoriais no Brasil. Em 1987, recebeu o cantor Sting e popularizou-se mundialmente após percorrer 17 país com o cantor.

Txai Surui: 

Zaya Guarani: 

Sonia Guajajara: 

The post Madonna no Rio: quem são os brasileiros homenageados pela cantora? appeared first on Billboard Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.