A partir desta segunda-feira (6), pelo menos sete estados brasileiros devem enfrentar uma nova onda de calor, com risco de grande perigo à saúde, segundo alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Regiões de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Paraná serão afetadas pelo aumento atípico das temperaturas durante a estação do outono.
- Ministério da Saúde divulga cuidados para lidar com onda de calor
- Quais cores de camiseta mais esquentam no calor além do preto?
O atual alerta vermelho do Inmet foi divulgado nesta manhã e deve perdurar até quinta-feira (9), às 18h. Para a maioria das regiões afetadas, a previsão é que as temperaturas fiquem cerca de 5 °C acima da média para este período. Por causa do excesso de calor, é preciso reforçar algumas medidas básicas, como tomar bastante água, evitando a desidratação.
Com a continuidade do calor na região central do Brasil — desde a última semana, há registros de temperaturas mais quentes que o normal —, a situação também melhora gradualmente na região Sul do país. Segundo o Inmet, não são mais previstas chuvas torrenciais e fortes tempestades para a maior parte do Rio Grande do Sul, como ocorreu nos últimos dias. Em consequência das chuvas, foram registradas pelo menos 75 mortes.
–
Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/podcast/
–
Onda de calor no Brasil
Para entender, o grau de severidade de um evento meteorológico é dividido em três: amarelo, laranja e vermelho. Desta vez, a previsão em relação à onda de calor é de alerta vermelho, o que indica risco de “grande perigo”. Por isso, o Inmet informa que há “grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana”.

A seguir, confira alguns dos pontos no Brasil que serão afetadas pela onda de calor:
- Metropolitana do Rio de Janeiro;
- Litoral Sul Paulista;
- Metropolitana de São Paulo, incluindo a capital de São Paulo;
- Triângulo Mineiro;
- Campinas (SP);
- Oeste de Minas;
- Sul e Sudoeste de Minas;
- Centro Norte de Mato Grosso do Sul;
- Ribeirão Preto (SP);
- Noroeste Paranaense;
- Metropolitana de Belo Horizonte;
- Sudoeste de Mato Grosso do Sul;
- Sul Fluminense;
- Centro Fluminense;
- Sul Goiano.
Calor em São Paulo
Na cidade de São Paulo, o calor já está intenso, antes mesmo da chegada da nova onda de calor. No sábado (4), a capital registrou um novo recorde para o mês de maio, após os termômetros marcarem 32,5 °C, segundo dados da Defesa Civil do Estado.
Nesta segunda (6), o dia será marcado pela presença de Sol entre poucas nuvens, o que garante sensação de calor e abafado. A Umidade Relativa do Ar diminuirá, atingindo níveis mais críticos, logo, recomenda-se atenção.#previsaodotempo#CGE#DefesaCivilProtegeVoce
— Defesa Civil SP (@defesacivilsp) May 6, 2024
Nas redes sociais, a Defesa Civil alerta para a “sensação de calor e abafado” desta segunda em São Paulo. “A umidade relativa do ar diminuirá, atingindo níveis mais críticos, logo, recomenda-se atenção”, acrescenta.
Como se proteger?
Para se proteger de uma onda de calor, as principais recomendações envolvem se manter hidratado, evitar sair nos horários mais quentes do dia (quando isso é possível) e manter os ambientes arejados, com o uso de ventilador, umidificador e ar-condicionado. Além disso, vale pensar em roupas claras na hora de se vestir, já que reduzem a sensação de calor.
Leia a matéria no Canaltech.
Trending no Canaltech:
- Review Edge 50 Pro | Celular intermediário muito competitivo
- “Seios de Ozempic” são suposto novo efeito colateral do remédio
- Deadpool & Wolverine zoa ator da Marvel em nova cena inédita
- WhatsApp verde é liberado para todos no iPhone
- Atividade física altera células de todos os órgãos do corpo
- Nokia 3210 “tijolão” será relançado com 4G e jogo da cobrinha 25 anos depois