Huawei sugere suporte para apps do Google no Pura 70, diz informante

Após o lançamento do Huawei Pura 70 há alguns dias, uma polêmica envolveu o dispositivo e seus anúncios nos Emirados Árabes Unidos. Afinal, o aparelho teria sido divulgado com ícones de aplicativos do Google, que na prática não rodam em celulares da marca — ao menos não de forma nativa. 

  • Vivo X100 Ultra chega em 13 de maio com promessa de melhor câmera em smartphone
  • Review Realme Note 50 | Um celular para quem quer o básico


Feedly: assine nosso feed RSS e não perca nenhum conteúdo do Canaltech em seu agregador de notícias favorito.

De acordo com uma imagem publicada pelo leaker Roland Quandt, o dispositivo apareceria com os aplicativos do Google Maps, Google Drive, YouTube e Google Chrome. Nenhum deles pode ser instalado de forma nativa no smartphone, o que foi classificado pelo perfil como “praticamente propaganda enganosa”. 

No entanto, a imagem não aparece no site oficial da empresa nos Emirados Árabes Unidos — ela pode ter sido retirada na sequência ou nem mesmo publicada. Na verdade, os materiais oficiais da Huawei mostram exatamente a mesma foto, mas sem os apps na parte inferior. 

Atualmente, a Huawei não é autorizada a ter aplicativos ou serviços da Google Play Store em seus celulares, por conta de punições aplicadas pelos Estados Unidos desde 2019. A empresa sequer pode usar logos de marcas associadas ao Google sem um acordo oficial entre as partes, o que também não ocorre por causa da mesma sanção. 

Imagem da AppGallery não faz qualquer menção a aplicativos do Google (Imagem: Divulgação/Huawei)

Por isso, a companhia usa a sua própria loja de aplicativos, chamada de AppGalery. A página de compra do Pura 70 até mostra imagens relacionadas a ela, sem qualquer indicação aos aplicativos do Google. 

Existem métodos para baixar aplicativos do Google de forma paralela, como a instalação extraoficial do Google Mobile Services por meio do projeto microG. Mesmo assim, conseguir acessar apps como o Google Chrome é uma tarefa “quase impossível”, como descrevem usuários que já tentaram realizar a tarefa em aparelhos da Huawei. 

Além do Pura 70, a Huawei também lançou recentemente os modelos Pura 70 Pro, Pro Plus e Ultra com destaque para seu sistema de câmera retrátil. Os modelos também chegaram ao mercado global, com até 16 GB de RAM. 

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

  • Review Edge 50 Pro | Celular intermediário muito competitivo
  • Deadpool & Wolverine zoa ator da Marvel em nova cena inédita
  • “Seios de Ozempic” são suposto novo efeito colateral do remédio
  • WhatsApp verde é liberado para todos no iPhone
  • 🚨 CUPOM EXCLUSIVO | Leve Galaxy S23 Ultra de 512 GB em ótimo preço
  • Nokia 3210 “tijolão” será relançado com 4G e jogo da cobrinha 25 anos depois
Adicionar aos favoritos o Link permanente.