SpaceX mostra como são seus novos trajes espaciais

A SpaceX deu alguns “spoilers” dos novos trajes espaciais para atividades extraveiculares (ou EVAs, na sigla em inglês). Eles vão ser usados primeiro pelos membros da missão Polaris Dawn, que vão se tornar os primeiros turistas espaciais a fazer uma caminhada espacial privada.

  • Traje espacial: saiba como é a roupa de um astronauta da NASA
  • O que é escafandro e quais as semelhanças com trajes espaciais?

Como de costume, o capacete dos trajes tem um visor, bem como componentes feitos por impressão 3D. O capacete conta também com uma câmera e um display, que vai ajudar os tripulantes a acompanhar a pressão, temperatura e umidade do traje com mais facilidade.

Os novos trajes de EVA lembram aqueles que os astronautas usam na chamada atividade intraveicular, ou seja, durante os lançamentos espaciais e pousos. Já o novo traje de EVA tem melhorias no material e nas articulações, que prometem maior mobilidade aos turistas espaciais. 


Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/podcast/

A SpaceX publicou um vídeo que mostra uma pessoa vestindo o traje. A animação mostra que os novos trajes oferecem maior liberdade de movimentos nos ombros, e que conta também com zíperes em espiral, que devem tornar mais fácil a tarefa de vesti-los e tirá-los.

Confira:

Além disso, eles são bem mais finos que aqueles usados pelos astronautas em caminhadas espaciais fora da Estação Espacial Internacional — mas sem abrir mão da proteção necessária contra o ambiente que os membros da Polaris Dawn vão encontrar fora da espaçonave.

É interessante destacar que os trajes têm tecnologias usadas em outros produtos da SpaceX. “Há um material térmico que acabamos usando na bota, que foi desenvolvido na verdade para o [foguete] Falcon e a [nave] Dragon, e é usado no estágio intermediário do Falcon e no ‘bagageiro’ da Dragon”, disse Chris Drake, gerente da equipe de trajes espaciais na SpaceX.

Ainda é preciso esperar um pouco até vermos os membros da Polaris Dawn vestindo os trajes. Após adiamentos, a missão deve ser lançada durante o verão no hemisfério norte (entre junho e setembro), levando o bilionário Jared Isaacman, o ex-tenente Scott “Kidd” Poteet e as engenheiras de operações Sarah Gillis e Anna Menon. 

Durante os cinco dias de missão, eles devem executar até 40 experimentos. A renda obtida vai ser destinada ao hospital Sr. Jude’s, instituição especializada em pesquisas em câncer pediátrico.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

  • SEFAZ e sites do governo do RS ficam fora do ar por causa das chuvas
  • “Seios de Ozempic” são suposto novo efeito colateral do remédio
  • 😱 MUITO BARATO | Galaxy S23 de 512 GB em preço imperdível com cupom
  • PSG x Borussia Dortmund | Como assistir ao jogo da Champions League ao vivo
  • WhatsApp verde é liberado para todos no iPhone
  • Casa romana no Monte Vesúvio pode ter sido onde morreu César Augusto
Adicionar aos favoritos o Link permanente.