Visando diminuir os estragos causados pelas chuvas no Rio Grande do Sul, diversos grupos e organizações nas redes sociais trabalham incessantemente para encontrar animais de estimação perdidos na tragédia. Há perfis no Instagram e no Facebook que divulgam os bichinhos encontrados e ainda ajudam no recolhimento e alimentação para não deixar ninguém para trás neste momento de incertezas.
- Novo Código Civil vai parar de tratar animais como objetos
- É científico: perder um cachorro é como perder um filho
Objetivo é encontrar os animais
Para muitas pessoas, o animal de estimação é um membro da família que merece toda a atenção, carinho e proteção possível. Ao perder o bichinho, o desespero pode tomar conta, ainda mais em uma situação como a causada pelas chuvas e consequentes alagamentos no RS. Assim, é importante ir atrás de grupos independentes e ONGs que usam redes sociais para ajudar — o Canaltech separou alguns para você conhecer.
Pets RS
Uma organização não governamental criada em 2023 que passou a direcionar seus esforços para encontrar pets desaparecidos durante as enchentes de setembro passado no Rio Grande do Sul. Além de usar o Instagram para divulgação, a ONG também conta com um site oficial que permite o cadastro de animais perdidos e oferece um sistema de busca com filtro por bairro e nome do bichinho.
–
Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/podcast/
–
Voluntário da iniciativa, Matheus Roveda explica ao Canaltech que o projeto começou apenas no Vale do Taquari, mas devido à catástrofe no RS, foi expandido para todo o estado.
“Atualmente temos voluntários nas áreas mais afetadas que cadastram os pets e juntam informações para devolvê-los aos seus lares”, comenta Roveda. “A pessoa preenche um formulário que é revisado por um membro do time antes de subir no site. Com isso, já temos quase 600 bichinhos cadastrados, sendo que mais de 200 vieram recentemente por causa das enchentes”.
- Conheça o site do Pets RS (petsrs.com.br)

Grupo Animais Perdidos e Achados no RS
Criado em 2017, este grupo do Facebook une diversas publicações de moradores do estado que resgatam ou procuram por pets. Há publicações com fotos e detalhes da localização e do estado do animalzinho.
- Visite o grupo no Facebook em facebook.com/groups/429582380734445/
Animais da Enchente Novo Hamburgo
Este perfil do Instagram abriga animais perdidos em um hotel na cidade. Frequentemente publica fotos de pets encontrados para que seus tutores possam ir ao local fazer a identificação. Por ser independente, a organização precisa de voluntários para o trabalho extenso.
- Confira o perfil do Animais da Enchente Novo Hamburgo em instagram.com/animaisdaenchente_nh
Cavalos perdidos/encontrados RS
O Rio Grande do Sul é o lar de inúmeros animais de grande porte, então faz sentido existir uma página no Instagram que visa devolver cavalos a seus lares. Com mais de 4 mil seguidores, este perfil posta fotos dos bichos encontrados e descreve características.
- Conheça o perfil do Cavalos Perdidos em instagram.com/cavalos_perdidos_rs
GRAD
O Grupo de Resposta a Animais em Desastres (GRAD) tem mais de 80 voluntários que trabalham em boa parte do Brasil. Contudo, devido à tragédia no Rio Grande do Sul, os esforços da organização se direcionaram para a região com o objetivo de resgatar a maior quantidade possível de pets.
- Visite o site do GRAD gradbrasil.org.br
Rio Grande do Sul ainda precisa de ajuda
A catástrofe no RS continua assolando a vida de muitas pessoas. Se você deseja ajudar de alguma maneira, confira como doar para as vítimas das chuvas, mas se atente para não cair em golpes. Toda ajuda é necessária em momentos como este.
Leia a matéria no Canaltech.
Trending no Canaltech:
- “Seios de Ozempic” são suposto novo efeito colateral do remédio
- Nokia 3210 “tijolão” ganha versão modernizada com 4G após 25 anos
- Google mostra locais de inundação no Rio Grande do Sul com ajuda de IA
- 😱 MUITO BARATO | Galaxy S23 de 512 GB em preço imperdível com cupom
- WhatsApp verde é liberado para todos no iPhone
- SEFAZ e sites do governo do RS ficam fora do ar por causa das chuvas