7 filmes que nos alertam sobre a crise climática

Já faz um tempo que as mudanças climáticas extremas que a Terra tem enfrentado vêm alarmando a população e os especialistas. Prova disso, é que elas têm sido pauta para diversos documentários que refletem sobre o impacto da relação homem-natureza e as consequências futuras que a humanidade terá que enfrentar — e, em alguns casos, já começam infelizmente a encarar.

  • Crítica | O Preço da Verdade é um convite à militância política e ambiental
  • 10 documentários incríveis sobre o meio ambiente e aquecimento global

Trata-se de um assunto urgente que vem se tornando pauta cada vez mais frequente dos noticiários, o que justifica o interesse por essas produções que ajudam a explicar o que está acontecendo com o nosso planeta e, principalmente, os impactos na vida das pessoas. Da vida selvagem ao cotidiano das cidades, as mudanças impostas pela crise climática afetam a todos. 

Documentários como Uma Verdade Mais Inconveniente mostram o impacto das nossas ações na crise climática (Imagem: Reprodução/Paramount Pictures)

E o assunto também inspira a ficção, que usa história até mesmo exageradas para ilustrar de maneira às vezes até radical o risco em que estamos nos colocando. Não por acaso, tramas ficcionais futurísticas sobre catástrofes e devastação ambiental se tornaram tão comuns, como no cado de Interestelar, do diretor Christopher Nolan, que parte de um planeta Terra devastado para falar sobre explorações espaciais. Ao mesmo tempo, temos aquelas histórias que levam a ideia de mudança climática ao extremo, como em O Dia Depois de Amanhã.


Feedly: assine nosso feed RSS e não perca nenhum conteúdo do Canaltech em seu agregador de notícias favorito.

Além dessas obras mais famosas, há outras que também merecem o play, especialmente porque nos fazem refletir sobre a situação climática atual do nosso planeta e as atitudes que precisam ser tomadas para evitar uma catástrofe maior. Confira na lista abaixo sete títulos para você maratonar.

Em Interestelar, a crise climática fez o planeta Terra ser quase inabitável, forçando a humanidade a buscar uma solução em outros planetas (Imagem: Reprodução/Warner Bros)
  • Inscreva-se no Canaltech Ofertas e receba as melhores promoções da internet diretamente no seu celular!

7. Não Olhe Para Cima

 

Além de falar sobre uma tragédia anunciada, o filme da Netflix, Não Olhe Para Cima, também fala de outro tema super importante relacionado às crises climáticas: o negacionismo científico que muitas cidades e países enfrentam. No longa, Randall Mindy (Leonardo DiCaprio) e Kate Dibiasky (Jennifer Lawrence) são dois cientistas que descobrem que um cometa está prestes a colidir com a Terra.

Diante desse cenário, eles tentam avisar às autoridades e a mídia local, mas todos desacreditam de suas previsões, especialmente a Presidente dos Estados Unidos, Orlean (Meryl Streep). Quanto mais o tempo passa, mais os cientistas ficam desesperados para encontrar uma solução definitiva e convencer o mundo que a vida humana está prestes a acabar, mas o negacionismo é tanto que essa missão pode ser mais difícil do que parar o cometa.

Dirigido e roteirizado por Adam McKay (A Grande Aposta), o longa foi lançado em 2021 e se tornou um dos principais sucessos da Netflix na época da pandemia do coronavírus. Para protagonizá-lo, Leonardo DiCaprio teve que estudar sobre a matemática e se caracterizar de forma a ficar o mais desinteressante possível. O filme ainda está disponível na Netflix.

6. O Dia Depois de Amanhã

 

Lançado em 2004, até hoje O Dia Depois de Amanhã é lembrado como um dos filmes mais trágicos do cinema. Na trama, o planeta está enfrentando mudanças climáticas drásticas: o norte está congelado e todos estão rumando para o sul a fim de tentar sobreviver. Mas, indo contra tudo o que é esperado, o paleoclimatologista Jack Hall (Dennis Quaid) faz o caminho inverso e parte para Nova York com a esperança de encontrar o seu filho.

Com um orçamento de R$ 125 milhões, o filme foi um dos mais caros já produzidos no Canadá e gerou comoção no público e até em organizações não governamentais como a Cruz Vermelha, que colocou stands em diversos cinemas dos Estados Unidos para alertar as pessoas sobre como lidar em caso de inundações e nevascas.

Apesar da temática, o longa foi considerado um dos mais incorretos cientificamente falando e foi criticado até pela Nasa. Ainda assim, é uma forma exagerada que ilustra um pouco dos riscos das mudanças climáticas em todo o mundo. Lembrando que O Dia Depois de Amanhã está disponível no Star+.

5. Planeta dos Humanos

 

Com um título que faz alusão ao famoso filme Planeta dos Macacos, este documentário reflete sobre as mudanças climáticas da Terra e como o ser humano é responsável por elas. Além disso, ainda questiona a eficiência das fábricas de energia verde e mostra como o assunto precisa ser repensado já que há ainda muita degradação ambiental para que elas funcionem.

Outro ponto tratado é o quanto as baterias utilizadas em veículos elétricos e celulares são nocivas ao meio ambiente. Ao todo, o documentário tem 1 hora e 40 minutos de duração e foi produzido por Michael Moore, nome responsável por outros títulos questionadores como Capitalismo: Uma História de Amor, um filme que se debruça sobre as desigualdades econômicas e sociais do mundo.

Planeta dos Humanos pode ser assistido na Apple TV+ e Google Play.

4. Seremos História?

 

Apresentado por Leonardo DiCaprio e com a participação de Barack Obama, Bill Clinton, Elon Musk, Nicholas Mankiw e outras importantes personalidades, esse documentário também reflete sobre os impactos da ação humana na natureza e as consequências dos desastres ambientais.

O fio narrativo é baseado em três pinturas de Bosch: na primeira, tudo está em harmonia e o ser humano convive bem com o meio ambiente; na segunda há a exploração desordenada da natureza, que representa o cenário atual. Já a última imagem mostra a devastação total para qual o ser humano tem caminhado.

Ainda que seja uma visão bem pessimista dos fatos, não dá para negar que o documentário traz um cenário possível de acontecer. Quer dar uma chance à obra? Você a encontra no Disney+.

3. Uma Verdade Inconveniente

 

Outra obra que foca em fatos reais e traz depoimentos de ex-presidentes dos Estados Unidos é o documentário Uma Verdade Inconveniente, uma das produções mais famosas sobre os riscos da mudança climática. Lançado em 2006, em uma época em que o assunto não era tão debatido como hoje, ele apresenta uma análise do aquecimento global e reflete sobre as possíveis soluções para o problema.

A narrativa é guiada por Al Gore e foi vencedora do Oscar nas categorias Melhor Documentário e Melhor Canção Original. Dez anos depois, em 2017, a produção ganhou uma sequência, chamada Uma Verdade Mais Inconveniente, revisitando o tema e atualizando vários dados e situações.

Tanto Uma Verdade Inconveniente quanto Uma Verdade Mais Inconveniente estão disponíveis para aluguel e compra no Google Play, Apple TV+ e Microsoft.

2. Capitã Nova

 

Voltando para a ficção, Capitã Nova se passa em um futuro distópico no ano de 2050. A Terra se tornou um lugar seco e praticamente inabitável, e a piloto de caça, Nova, precisa voltar no tempo para evitar uma crise climática. Sua missão é chegar até o ano de 2025, mas quando isso acontece, há um efeito colateral e ela volta a ter a aparência de 12 anos de idade, mas com a mentalidade de 37.

Só que ninguém mais acredita nas suas ideias e opiniões, a não ser Nas, um adolescente negligenciado pelos pais. Juntos, a dupla precisa encontrar uma forma da Capitã voltar ao presente e resolver toda essa confusão.

Ficou curioso ou acha que já leu essa sinopse em algum lugar? A verdade é que o roteiro de Capitã Nova se assemelha com o do O Projeto Adam, mas os dois filmes não têm nenhuma relação. Quer dar o play? Então, corra para a Netflix.

1. O Menino que Descobriu o Vento

 

Baseado no livro de mesmo nome, esse filme é ambientado no Malauí, um país do sudeste africano cuja principal atividade econômica é a agricultura. Em uma determinada época, o local enfrenta uma seca severa, o que faz com que muitos moradores passem por dificuldades financeiras e insegurança alimentar.

Vendo isso, o esperto William Kamkwamba se recorda de um livro que leu na biblioteca da sua escola e que falava sobre energia eólica. É a partir de então que ele decide construir um moinho de vento feito de materiais recicláveis. O objeto tem como função bombear água e gerar energia elétrica, possibilitando um alívio à crise alimentar que o país está vivendo.

E essa criatividade, talento e persistência do protagonista inspira outros moradores a pensar em soluções práticas  para seus problemas.

Com uma narrativa emocionante, o filme conquistou 86% de aprovação dos especialistas no Rotten Tomatoes e 88% do público comum.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

  • 😱 MUITO BARATO | Galaxy Watch 6 4G de 44 mm em ótimo preço com cupom
  • Exclusivo: Anúncios falsos no Google Discover resultam em golpes e prejuízo
  • “Seios de Ozempic” são suposto novo efeito colateral do remédio
  • Windows deixa MHz de lado e adota MT/s como medida para RAM
  • Vingadores estreiam nova formação após traição histórica
  • Nova memória RAM facilita brutalmente upgrade em notebooks
Adicionar aos favoritos o Link permanente.