Doações para o RS somam 2 mil toneladas, diz Rui Costa

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, disse que as doações enviadas para o Rio Grande do Sul, até esta quinta-feira (9/5), somam a maior já registada na história da Defesa Civil, com cerca de duas toneladas encaminhadas ou chegando ao estado.

“Um registro da maior comoção e maior demonstração de solidariedade do povo brasileiro. Só de doações encaminhadas e operadas por entes federais estamos chegando a 2 mil toneladas encaminhadas e sendo encaminhadas ao Rio Grande do Sul“, afirmou, em evento no Palácio do Planalto.


0

“De longe, é a maior doação já registrada na história da Defesa Civil, nunca se registrou volume tão grande. Queremos agradecer as empresas privadas nessa operação logística, de guerra”, completou.

O ministro informou ainda que na sexta-feira (10/5) vai ao ar um site para indicar todas as ações feitas pelo governo federal diariamente e apontar quais itens de doação são os mais urgentes.

Segundo a Defesa Civil, o estado já registrou 107 mortes, 164 mil pessoas desalojadas e 425 municípios atingidos pelas fortes chuvas.

Emendas Pix como doações

Segundo Rui, será possível liberar “100% das emendas dos deputados e senadores“, após o Congresso deliberar nesta tarde “uma pequena mudança na LDO [Lei de Diretrizes Orçamentárias]”.

“Estamos liberando 100% das emendas dos deputados e senadores. Hoje, o Congresso deve estar votando uma pequena mudança na LDO, para as emendas Pix, excepcionalizado para o Rio Grande do Sul”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.