Publicação da Samsung reforça dúvidas sobre gratuidade do Galaxy AI

O presidente da divisão de Experiências Mobile (MX) da Samsung, TM Roh, publicou um texto editorial nesta quarta-feira (21) reafirmando os benefícios de seu novo conjunto de soluções Galaxy AI de inteligência artificial. Contudo, foi uma nota de rodapé que chamou a atenção, já que reforçou dúvidas sobre a gratuidade dos novos recursos. 

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Nota de rodapé garante Galaxy AI grátis apenas até 2025 (Imagem: Captura de tela/Samsung)

Em sua íntegra, a nota aponta que “As funções do Galaxy AI serão fornecidas gratuitamente até o fim de 2025 em dispositivos Samsung Galaxy suportados. Diferentes termos podem ser aplicados para funções de IA fornecidas por terceiros”.

Trata-se de um aviso parecido com o que já tinha sido visto em publicações anteriores da empresa, inclusive antes do lançamento da linha Galaxy S24.


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Por enquanto, não é possível afirmar que alguma cobrança será feita para usar o Galaxy AI em 2026. Em resposta ao Canaltech, representantes da Samsung no Brasil já apontaram que no momento não existem planos de aplicar uma mensalidade ou qualquer tipo de iniciativa parecida para uso do Galaxy AI. 

Existe a possibilidade de a nota ser apenas uma espécie de burocracia necessária, até um momento que a Samsung realize uma renovação para mais anos de uso gratuito do Galaxy AI. Contudo, não há qualquer comentário oficial nesse sentido até agora. 

Ademais, as dúvidas ainda pairam em relação ao que significam as “aplicações fornecidas por terceiros” citadas no final da nota, já que vários recursos de IA presentes na linha Galaxy S24 foram desenvolvidos em conjunto com o Google, como o Circule para Pesquisar. 

TM Roh destacou questões de propriedade intelectual e privacidade

Além de exaltar as funções como o Circle to Search, a tradução em tempo real e os recursos de IA nas câmeras, TM Roh também citou alguns dilemas que envolvem a chegada de novas tecnologias para os dispositivos móveis. 

Uso de inteligência artificial envolve questões de propriedade intelectual (Imagem: Divulgação/Samsung)

É o caso das questões de propriedade intelectual, já que alguns conteúdos gerados por IA poderiam ser considerados plágios de realizações feitas por humanos — algo já comentado em entrevista dada ao Canaltech em janeiro. De acordo com TM Roh, é “crucial que as empresas colaborem para cuidadosamente definirem as experiências de IA, para que os usuários possam usufruir de suas novas habilidades com confiança.” 

Ele também citou como o processamento das tarefas de IA no próprio dispositivo, em vez da nuvem, é capaz de aumentar os níveis de privacidade. Afinal, assim é possível controlar o que é feito com os dados manipulados, com maior transparência e liberdade de escolha. 

Leia a matéria no Canaltech.

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