Dia das Mães: 5 campanhas publicitárias marcantes

Neste domingo (12/5) celebramos o Dia das Mães, uma data especial recheada de homenagens para as figuras maternas. Presente em todos os momentos da vida dos filhos, as mães são sinônimos de força, coragem e perseverança.

Por isso, o Metrópoles, junto a especialistas, reuniu cinco campanhas publicitárias de grandes marcas para o Dia das Mães. Confira:

Campanha “Tormentas passam. O amor fica” – O Boticário

Indicado por André Pandaléo, CEO da Agência bauc.

O vídeo é uma obra-prima que nos leva a uma jornada emocional por meio das complexidades do relacionamento mãe-filho.

Tudo gira em torno de uma mãe, que aguarda ansiosamente pela chegada do filho, discute com o garoto em uma busca desesperada por atenção e conexão enquanto o jovem busca por mais independência e espaço.

No entanto, o ponto alto é o ambiente em que isso ocorre. Em uma bela construção metafórica, a casa começa a inclinar e balançar na medida em que a discussão se intensifica, se transformando em um barco em meio a uma tempestade no oceano, simbolizando os altos e baixos do relacionamento deles.

E é na tranquilidade de uma manhã ensolarada e calma que testemunhamos a reconciliação.

A mensagem “Tormentas passam. O amor fica” nos lembra da importância de cultivar os laços familiares. É uma lembrança poética do poder duradouro do amor maternal, celebrado de maneira impecável pela marca.

Campanha “E se você conhecesse sua mãe como ela conhece você?” – Natura

Indicado por Karolliny Marinho, coordenadora de marketing da Octadesk

Em vez de simplesmente focar no ato de presentear, com essa campanha, a Natura se propõe a instigar os filhos e filhas a conhecerem verdadeiramente as mães para além do papel materno.

O experimento protagonizado por Maisa Silva e a mãe, Gislaine Silva Andrade, exemplifica essa proposta, revelando que existem aspectos das mães que muitas vezes os filhos desconhecem.

A campanha busca criar um movimento de conexão e entendimento entre mães e filhos, incentivando-os a fazerem perguntas importantes e descobrirem mais sobre as mães.

Além disso, foi muito acertada a escolha de Maisa para essa campanha, pois ela representa uma figura que transcende gerações. A presença permite que ela se conecte não apenas com os filhos e filhas mais jovens, mas também com mães de diferentes idades, promovendo uma conexão emocional.

Em resumo, a campanha da Natura para o Dia das Mães se destaca pela capacidade de emocionar, inspirar e promover uma reflexão sobre a importância de conhecer verdadeiramente quem são as nossas mães, para além do papel que desempenham em nossas vidas.

Campanha “#maternidadesemjulgamentos” – O Boticário

Indicado por Ana Paula Feitosa, diretora da agência Yolk

A campanha criada pela AlmapBBDO, com o conceito #maternidadesemjulgamentos, mesmo já tendo dois anos, continua muito atual.

Como todo bom comercial, criou alguma polêmica, o que só mostra a necessidade do tema para a maternidade.

Rodeada de julgamentos, a maternidade tem feito mães carregarem culpa de uma maneira quase cruel. O comercial mostra um tribunal, com plateia cheia e uma mãe no banco de réus, sendo acusada por todas as falhas enquanto mãe.

A estratégia da marca foi apontar a culpabilização materna que gera frustrações e danos para quem tenta dar o melhor de si e que a eterna sensação da culpa materna limita o que realmente importa: o amor da relação mãe e filho.

Campanha “#OneRealPressure” – Dove

Indicado por Roberta Savattero, diretora global de marketing da Clara

Como parte da estratégia de criar campanhas que se relacionam profundamente com os desafios de mulheres de todo o mundo, a Dove lançou, para o Dia das Mães de 2022, uma campanha global batizada de #OneRealPressure.

A partir de um filme que trazia uma versão exclusiva da música Under Pressure – clássico do Queen com David Bowie, interpretado por Claudia Gomes – , a marca convidava à reflexão sobre o puerpério, a depressão pós-parto e a grande pressão que a maternidade traz.

Campanha “Obrigado, mãe” – P&G

Indicado por Samara Monteiro, diretora de atendimento e sócia da brsa

Descobri essa propaganda alguns anos depois de ter me tornado mãe. Eu tive essa mãe guerreira, trabalhadora, presente e participativa que só descansou no dia em que foi embora desse plano.

E eu sou essa mãe, assim como minhas amigas e tantas outras que conheço e que, normalmente, temos o nosso trabalho e esforço inviabilizados e uma cobrança excessiva do mercado de trabalho, parentes e de nós mesmas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.