Desde que os conectores P2 deixaram de ser embutidos em aparelhos como os celulares, fones de ouvido Bluetooth têm aos poucos ganhado espaço, recebendo tecnologias mais avançadas para melhorar a qualidade de áudio e a experiência de uso, enquanto têm como diferencial a conveniência de funcionar sem fios.
- O que é o Cancelamento de Ruído Ativo (ANC)?
- Como funciona um fone de ouvido por condução óssea?
Por outro lado, esse tipo de acessório exige alguns cuidados adicionais, estando a bateria entre os aspectos que mais requerem atenção. É preciso ficar de olho aos níveis de carga, para manter os dispositivos em bom funcionamento e não ter surpresas na hora de utilizá-los.
Com isso em mente, diferente de smartphones ou notebooks, os fones não costumam possuir telas com indicações claras para mostrar o momento de recarregar e, mais ainda, quando é a hora certa de retirar os acessórios da tomada. Assim sendo, qual a forma de saber se o fone está carregado?
–
Siga o Canaltech no Twitter e seja o primeiro a saber tudo o que acontece no mundo da tecnologia.
–
Como saber se o fone está carregado?
O funcionamento varia de marca para marca e até depende do modelo mas, no geral, os fones de ouvido Bluetooth trazem um pequeno LED que indica tanto a hora certa de carregar as baterias, quanto a hora de tirar os dispositivos da tomada.

A forma mais comum que os fones adotam para notificar ao usuário que a bateria foi 100% carregada é emitir uma luz verde, mecanismo que também é usado para apontar uma estimativa de carga restante ao mudar de cor. Outro método é o de manter o LED aceso enquanto a recarga é realizada, e então apagá-lo quando o processo for concluído.
Se você tem o costume de usar o acessório com frequência, também há modelos que permitem a conexão a um celular, tablet ou outro aparelho mesmo quando estão ligados à tomada, possibilitando o acompanhamento do nível de carga com mais precisão através do app dedicado ou mesmo da central de conectividade do Bluetooth.
Caso esteja em busca de um fone de ouvido novo, e quer ter melhor controle dos níveis de carga, há opções disponíveis com pequenas telinhas no estojo, ilustrando a quantidade de bateria disponível com mais clareza.

O lado negativo é que, para quem não quer sacrificar qualidade de áudio no processo, a solução é mais encontrada nos modelos mais caros — há fones de baixo custo em sites de vendas como o AliExpress que contam com painéis básicos no estojo, mas a qualidade do som nesses dispositivos não costuma ser prioridade.
Quanto tempo leva para o fone carregar?
Com a forma de acompanhar se a carga está completa ou não esclarecida, também pode ser interessante saber o tempo total de carregamento do seu fone, informação que auxilia ao dar uma noção do momento em que a carga estará completa.

Em média, esses acessórios costumam levar de duas a quatro horas para atingir os 100%, mas é comum que a fabricante informe uma estimativa mais precisa no manual, na caixa ou no site oficial.
Caso perceba que o aparelho esteja levando muito mais tempo que o esperado, é possível que haja algum problema que mereça atenção. Também é interessante evitar deixar o dispositivo na tomada por mais tempo que o necessário — por mais que modelos modernos possuam proteções contra carga excessiva, o ideal é não dar brechas para qualquer tipo de falha, especialmente em fones de menor custo, que provavelmente não trazem essas proteções.
Outra característica bem-vinda que tem se popularizado é a presença de carregamento rápido, mais um aspecto que costuma ser indicado na caixa ou manual. Com poucos minutos de recarga, é possível obter algumas horas extras de uso, o que pode ajudar nos momentos em que você não pode esperar pelos 100% de bateria.
Cuidados com a bateria dos fones
Além de evitar deixar os fones na tomada por mais tempo que o necessário, há alguns cuidados adicionais que você pode tomar para garantir a durabilidade do aparelho. A primeira recomendação é utilizar um carregador de qualidade, certificado pela Anatel.
Adaptadores registrados pela agência possuem recursos que limitam a corrente elétrica de acordo com a necessidade do dispositivo conectado, evitando danos e outros problemas graves causados pelo uso de potências mais altas que as suportadas. Como consequência, isso não apenas eleva as chances de danificar o fone, como ainda pode aumentar o risco de explosões.

Fora isso, como todo eletrônico alimentado por bateria, não deixe o fone de ouvido nem o estojo de transporte descarregar por completo. Isso compromete a saúde da bateria e pode reduzir sua autonomia. Coloque-os para carregar sempre que o aviso de bateria baixa — indicada por um bipe, pelos LEDs ou mesmo por uma mensagem de som — for emitido.
Leia a matéria no Canaltech.
Trending no Canaltech:
- Novo ChatGPT poderia conversar pelo telefone e entender sarcasmo
- Apple, Google e IBM não exigem mais diplomas universitários dos funcionários
- As 10 mães mais icônicas do cinema
- 3 tecnologias absurdas do BMW i4 M50
- 7 filmes para ver com sua mãe neste Dia das Mães
- Por que o RS está alagado? Entenda a causa das inundações