Com a evolução contínua dos últimos anos, Aracaju é, de acordo com o Censo divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE) na última semana, a capital nordestina com a terceira maior cobertura de abastecimento de água pela rede geral, com 97,43% dos domicílios atendidos. Provida pela Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), a capital ficou atrás apenas de Natal, no Rio Grande do Norte, e Salvador, na Bahia.
De acordo com o presidente da Deso, Luciano Goes, o Censo ratifica o compromisso da empresa em melhorar a qualidade de vida da população sergipana. “É uma satisfação e uma sensação de que o esforço está valendo a pena. A Deso vai continuar investindo não só em Aracaju, mas em todo o Estado de Sergipe, para entregar as melhores condições para os sergipanos”, afirmou.
Outras cidades da região metropolitana de Aracaju, como Barra dos Coqueiros e Nossa Senhora do Socorro, por exemplo, também passaram dos 90%, registrando 92,16% e 97,46%, respectivamente. O Estado de Sergipe, como um todo, obteve uma média de 85,31%, a sétima maior do país.
Ainda segundo Luciano, a meta da Deso é subir ainda mais no ranking. “Nós estamos sempre pensando no futuro e em novas formas de entregar água com mais qualidade possível”. Ele ressaltou que, com a conclusão das obras em andamento e dos projetos que serão postos em prática em breve, Sergipe terá a maior cobertura de água do Brasil.
Ranking de abastecimento de água pela rede geral
Salvador – 99,13%
Natal – 98,29%
Aracaju – 97,43%
Teresina – 94,15%
João Pessoa – 93,51%
Fortaleza – 90,74%
Recife – 84,04%
São Luís – 68,08%
Maceió – 67,78%
Foto: Erick O’Hara