O nível do Rio Guaíba, em Porto Alegre (RS), subiu novamente e pode quebrar recordes mais uma vez. Segundo informações da Agência Nacional de Saneamento Básico (ANA), a medição feita às 4h15 desta terça-feira (14/5) apontava 5,17 metros. Porém, de acordo com o portal GZH, às 5h15, a medicação no Cais Mauá já estava em 5,19 metros.
Um estudo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) indica que o Guaíba pode ultrapassar o pico de 5,35m entre esta terça (14) e quarta-feira (15) — em 5 de maio, o nível Guaíba bateu recorde, alcançando 5,33m.
Para tentar conter o avanço das águas, a prefeitura da capital gaúcha montou barricadas com sacos de areia de 1,80 m. O prefeito da cidade, Sebastião Melo (MDB), acredita que o número de atingidos pelas inundações aumente ainda mais. Ele alerta para que a população não volte para casa ainda.

barricada guaiba 2
Barricada foi montada para conter o avanço das águas
Reprodução/RBS TV

barricada guaiba 1
Nível do Rio pode chegar a 5,35 metros
Reprodução/RBS TV
0
Moradores evacuados
Em razão do aumento súbito das águas do Guaíba, moradores do bairro Lami, no extremo sul de Porto Alegre, tiveram que abandonar suas residências na noite dessa terça-feira (13/5). De acordo com o Corpo de Bombeiros, cerca de 300 pessoas foram retiradas de suas casas.
Os moradores e os animais de estimação foram levados para abrigos e casas de parentes.
“A água invadiu casas e há risco de ruir estruturas dos imóveis. Se o vento sul continuar, com certeza o nível destas águas acabarão subindo”, disse o bombeiro civil Anderson Bittencourt, ao g1.