Após o anúncio das grandes novidades da OpenAI para o ChatGPT na última segunda (13), foi a vez Google realizar sua grande apresentação I/O 2024 de quase 2 horas para detalhar o futuro de sua inteligência artificial (IA), que se afasta do Google Assistente para abraçar o Gemini. E um protótipo chamou atenção de todos logo no início do evento. Seria este um sucessor do Google Glass? E como ele deve funcionar?
- Google I/O 2024 | 10 novidades de IA anunciadas pelo Google
- Review Ray-Ban Meta Smart Glasses | Os óculos para criadores de conteúdo
Damis Hassabis, diretor executivo do DeepMind, subiu ao palco para apresentar o Projeto Astra, “um agente universal de inteligência artificial útil na vida cotidiana” que representa “nossa visão para o futuro dos assistentes de IA”.
O vídeo começa com a demonstração de um aplicativo que utiliza a câmera do smartphone para ver e entender o mundo à frente. Com ele, usuários podem questionar sobre itens diante da câmera, receber detalhes precisos desenhando “sobre a tela” e até perguntar onde está um determinado objeto mesmo já tendo passado por ele.
–
Canaltech no Youtube: notícias, análise de produtos, dicas, cobertura de eventos e muito mais! Assine nosso canal no YouTube, todo dia tem vídeo novo para você!
–
Para a segunda fase da demonstração, a pessoa substitui o smartphone por um protótipo de óculos inteligente com IA integrada que funciona da mesma forma: utiliza a câmera para ver por você e interagir com o mundo.

Os exemplos são semelhantes: apontar diretamente (com uma seta, não com o dedo) para o que você quer ajuda, identificar a ideia desejada com um desenho abstrato e obter ideias de nomes de banda com o que está na sua frente.
Tudo isso dá espaço para um potencial retorno do Google à categoria de óculos inteligentes – que tem chamado cada vez mais atenção com o Ray-Ban Meta Smart Glasses – e reacende a torcida para lançamento de um sucessor do Google Glass.
Na descrição do vídeo no YouTube, o Google cita o dispositivo apenas como um “protótipo de óculos”. Na marcação de 1 minuto e 35 segundos, podemos ver o acessório com armação quadrada de hastes grossas que devem esconder componentes como processador e bateria.
O protótipo tem design semelhante ao Projeto Iris, que tinha como foco exibir tradução em tempo real e legendas durante conversas na lente dos óculos. O projeto foi cancelado pelo Google em junho de 2023 para concentrar esforços da empresa em criar softwares para as fabricantes de produtos semelhantes.
Dessa forma, é improvável que vejamos o Google investir em hardware de óculos inteligentes. Em vez disso, devemos esperar que outras empresas criem tais aparelhos com o Google por trás de sistemas operacionais, aplicativos ou inteligenciais artificiais. Aparentemente, o trauma do Google Glass ainda não passou.
Veja ainda as novidades empolgantes para o futuro do Gemini e os principais destaques do evento Google I/O 2024.
Leia a matéria no Canaltech.
Trending no Canaltech:
- Como as enchentes no RS afetam a produção de carros no Brasil?
- Google I/O | IA do Google vai planejar sua rotina e fazer buscas complexas
- Nintendo Switch 2 terá 12GB de RAM e armazenamento maior e mais rápido
- Chuvas no RS deixam Sintegra fora do ar nesta terça-feira (14)
- 4 funções do ChatGPT que eram pagas e agora estão de graça
- X-Men ‘97 foi impedida de usar este famoso mutante dos quadrinhos