Dezoito dias sob águas sujas (por Mirian Guaraciaba)

Dezoito dias sob atos irresponsáveis do governo do RS, e sob a desumanidade de quem ameaça a população com notícias falsas.

O governador Eduardo Leite fez 480 (quatrocentos e oitenta) intervenções no Código Ambiental do Estado, em seu primeiro ano de governo, em 2019. Abriu brechas até para que empresários façam o auto licenciamento, sem precisar recorrer ao órgão competente.

A denúncia é do repórter Ayrton Centeno, do Brasil de Fato. O Código Ambiental do Rio Grande do Sul levou nove anos para ser aprovado, teve a participação de um dos maiores ecologistas do País, José Lutzenberger (1926-2002). Em uma canetada, Leite retirou artigos e mudou outros. 480.

Leite não provocou sozinho a tragédia do Estado. Agravou o que já não era bom. Veio a catástrofe. Anunciada. Em 21 de abril, vieram chuvas fortes. Alertas de altos volumes. No dia 27 de abril, Canoas, Novo Hamburgo e Porto Alegre registraram os primeiros alagamentos de 2024. Em poucos dias, dos 497 municípios gaúchos, 435 estavam em situação de emergência.

Não há previsão otimista para o Rio Grande do Sul num curto espaço de tempo. O rio Guaíba levará mais de um mês para baixar. Quase três semanas de destruição, mortes, trabalho insano de resgate de pessoas e animais. Não há previsão otimista para o Brasil na questão climática. Não há previsão otimista para o mundo.

Não bastasse tanta desgraça, espalham-se fake News, levando pânico à população gaucha. E ao Brasil: “vai faltar arroz”. De tão cruel, não se explica. Pelo menos 20 notícias falsas alarmantes rodaram o País amplificadas por políticos e artistas, segundo levantamento de O Globo. Quase 15 milhões de visualizações. Sete deputados federais responderão à representação judicial movida pelo PSOL.

No ultimo domingo, a consultoria Quaest divulgou pesquisa que mostra como circulam as notícias falsas sobre a tragédia gaúcha. 31% dos entrevistados acusam o recebimento de fake news – da família, dos amigos, colegas de trabalho. Desses, a maioria mandou em frente em seus grupos de zap, disseminando a informação.

Sem qualquer prurido. Assustador.

“Posto mesmo. Se for contra o Lula, não me interessa o teor nem a veracidade. Posto mesmo”. de um entranhado bolsonarista conhecido. É isso.

 

Mirian Guaraciaba é jornalista 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.