As ferramentas psicológicas que golpistas usam para manipular vítimas

Saber como identificar o comportamento de um golpista e suas principais estratégias pode te ajudar a escapar das manipulações psicológicas. Considerando que as emoções têm grande papel nos golpes financeiros, e é necessário colocar a razão acima dos sentimentos nessa hora.

  • 68% dos brasileiros estão mais cuidadosos contra golpes digitais
  • O que psicopatas, narcisistas e maquiavélicos têm em comum? Estudo responde

Para que um golpe tenha sucesso, os mal-intencionados exploram a vulnerabilidade emocional que faz com que a pessoa ignore o pensamento racional e passe a tomar decisões impulsivas.

No livro The Invisible Gorilla, pesquisadores da University of Illinois Urbana-Champaign (EUA) sugerem que o foco intenso num tipo de estímulo pode cegar para outros detalhes óbvios de uma cena, e hábitos psicológicos comuns podem causar problemas quando nos tornamos alvos fáceis para golpistas.


CT no Flipboard: você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.

A tendência humana de confiar em fontes aparentemente familiares ou em informações repetidas e a  tendência a supervalorizar as suposições sem verificá-las cuidadosamente são alguns dos comportamentos que favorecem essas fraudes, além da natural relutância em fazer mais perguntas.

Manipulação psicológica dos golpistas

Grande parte dos golpes não vem do nada: os golpistas começam com pequenas solicitações para estabelecer um sentimento de compromisso. Depois de concordar com esses pequenos pedidos, é mais provável que a pessoa atenda a solicitações maiores.

Coleta de informações

Os golpistas costumam aproveitar a oportunidade de descobrir coisas sobre a vítima ou os amigos e familiares, para usar esses dados posteriormente, de maneira calculada.

Senso de urgência

Para desencadear essas decisões impulsivas, os golpistas geram a sensação de urgência, ou seja, que exigem ação imediata, Assim, a vítima não tem tempo de avaliar a situação com cuidado ou de buscar a devida orientação.

Golpistas usam manipulação psicológica contra as vítimas (Imagem: nanihta/envato)

Criação de confiança

Outra estratégia de manipulação psicológica é conquistar a confiança da vítima, sendo amigável e conversando por um tempo longo. Um desses comportamentos é manter a vítima na linha por tempo o suficiente para que ela fique longe de pessoas que pudessem ajudar a reconhecer o golpe.

Sensação de dívida

Os golpistas também criam situações em que parece que querem ajudar, resolver problemas, assim cria a liberdade de pedir algo que normalmente seria negado, mas que por essa sensação de dívida, a vítima acaba cedendo.

Como escapar dos golpes

Os escritores da University of Illinois Urbana-Champaign recomendam aceitar menos o que é dito, mesmo por amigos e conhecidos próximos, e verificar os fatos com mais frequência, especialmente quando tomam grandes decisões.

Para escapar dos golpistas, os autores incentivam as pessoas a fazerem mais perguntas e a serem cautelosas quando é dito algo que se adapta perfeitamente ao que acreditam e esperam ouvir.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

  • 🚨 MUITO BARATO | Galaxy S23 de 256 GB em oferta imperdível com cupom
  • iPhone 16 Pro ainda pode estrear com novo design de câmera
  • Vladmir Komarov: as últimas palavras do cosmonauta que caiu do céu
  • Galaxy A55 aparece em loja antes da hora e terá quatro anos de atualizações
  • Sweet Home | Filme que inspirou Resident Evil pode ser visto de graça
  • As 50 piadas mais engraçadas do Google Assistente
Adicionar aos favoritos o Link permanente.