Opera chega de forma nativa a aparelhos com processador ARM

Com o objetivo de entregar uma experiência aprimorada por inteligência artificial, os desenvolvedores da Opera fizeram uma parceria com a equipe “App Assure” da Microsoft e com a Qualcomm para trazer o navegador de forma nativa a dispositivos Windows compatíveis com processadores Snapdragon ARM. A novidade já está disponível, mas para baixar, é necessário acessar a página de acesso antecipado chamada Opera Developer.

  • Como traduzir uma página no Opera
  • Concurso de papel de parede do Opera dá prêmio de até R$ 5 mil

Melhor desempenho e mais tempo de bateria

Ao trazer o Opera de forma nativa a aparelhos com a arquitetura ARM, os desenvolvedores da empresa prometem uma navegação mais veloz e um desempenho aprimorado. No benchmarking realizado e divulgado pela marca, a equipe afirmou que os testes de velocidade e capacidade de respostas trouxeram resultados de “mais do que o dobro em comparação à versão emulada do navegador” e oferece maior duração da bateria.

Além disso, o app suporta Unidade de Processamento Neural (NPU) para executar modelos de linguagem de larga escala (LLMs) e gerar texto e outras tarefas com mais velocidade. Isso quer dizer que, em teoria, o browser não precisa utilizar a nuvem para processar diferentes tarefas de inteligência artificial, já que pode fazer tudo localmente.


CT no Flipboard: você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.

opera
Navegador Opera (Imagem: Panos Sakalakis/Unsplash)

Quando chega?

Ainda não há uma data oficial para o lançamento estável do navegador para máquinas com processador ARM, mas para os interessados já há a opção de se inscrever e fazer o download através da página de acesso antecipado da empresa (opera.com/developer). 

Enquanto isso, vale conhecer mais sobre os planos de IA que a Opera planeja adicionar diretamente no browser.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

  • Febre oropouche se espalha no Brasil com mais de 5 mil casos
  • 4 funções do ChatGPT que eram pagas e agora estão de graça
  • Brasil criará tecnologias de plantação de alimentos no espaço
  • Meta anuncia fim do Workplace, o ‘Facebook para empresas’
  • Chuvas no RS deixam Sintegra fora do ar nesta terça-feira (14)
  • IA do Google dá dica controversa em demonstração no palco do I/O 2024
Adicionar aos favoritos o Link permanente.