O primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico, segue em estado grave, mas está fora de perigo. A informação foi revelada neste domingo (19/5) pelo vice-primeiro-ministro, Roberto Kalinak, e divulgada pela Folha de S. Paulo.
“O pior já passou, pelo menos por enquanto. Sua vida não está mais em perigo, mas seu estado continua grave e requer cuidados intensivos”, disse Kalinak durante uma coletiva em frente ao hospital em que o primeiro-ministro está internado.
Veja o momento em que ele foi baleado:
Fico foi baleado, ao menos uma vez, na última quarta após sair de uma reunião na cidade de Handlová, a 190 km da capital do país, Bratislava. Ele foi levado, ainda consciente, a um hospital em Banská Bystrica de helicóptero.
Além do primeiro-ministro, ninguém mais foi ferido. Na ocasião, um homem, identificado como J.C. Braň, foi preso como suspeito de realizar os disparos.
Testemunhas afirmaram que poucas pessoas esperavam por Robert Fico na área externa do local em que ele estava em reunião, e nenhuma delas teria gritado palavras contra o governo da Eslováquia. Entretanto, um homem segurava uma faixa contra a gestão dele.
Braň teria disparado a arma entre três e quatro vezes quando o premiê se aproximou do grupo para cumprimentar as pessoas.