Poucos dias após a Apple ter apresentado a geração mais recente do iPad Pro com a nova tecnologia Tandem OLED, algumas pessoas que compraram o produto perceberam problemas no display. Ao que parece, o tablet pode apresentar imperfeições nas cores da tela, com um efeito de “granulação”.
- Nova AirTag chega em 2025 com mais precisão e potência, diz site
- Review iPhone 15 Pro | Excelente e com melhorias reais
Anybody else have extremely noticeable grain on an OLED iPad?
byu/Vingdoloras inipad
De acordo com relatos publicados no Reddit, a situação é mais visível em conteúdos em cinza ou outros tons neutros, quando o tablet está em ambientes escuros e com a tela ajustada em níveis médios ou baixos de brilho.
–
Participe do GRUPO CANALTECH OFERTAS no Telegram e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.
–
Mesmo que o foco recente tenha colocado o novo tablet da Apple no centro da discussão, esse tipo de efeito em telas OLED não é tão incomum. O celular Galaxy S24 Ultra, que também usa OLED, passou pela mesma situação após ser lançado no início deste ano.

A explicação para o problema é relativamente simples. Telas OLED usam pixels cujos subpixels podem variar ligeiramente em tamanho e formato, o que pode causar inconsistências na imagem de acordo com o que for exibido.
Além disso, os pixels ainda são iluminados de forma individual, o que tende a causar variações entre pontos próximos — especialmente por conta de técnicas para aumentar a eficiência energética do display.
Um ponto que pode ter afetado diretamente o iPad Pro tem relação com rumores divulgados em março, bem antes do lançamento do tablet. A Samsung, empresa responsável pelo fornecimento de telas para o modelo de 11 polegadas, não teria entregado os componentes em quantidade suficiente, por conta de rendimentos fracos em sua linha de produção.
Por isso, a Apple teria entrado em contato com a LG Display para o fornecimento das telas que faltariam. As companhias já tinham contrato para entrega de telas equipadas nos iPad Pro de 13 polegadas, cujas reclamações de display granulado são menos frequentes — ainda que também tenham sido registradas.
Vale lembrar que essa não é a primeira vez que problemas tenham aparecido na tela Tandem OLED do iPad Pro. Há alguns dias o recurso de alcance dinâmico (HDR) mostrou efeitos indesejados em cenas com tom azul escuro.
Além da tela OLED, os novos tablets premium da Apple têm como destaques o processamento com inédito chip M4 e o corpo de baixíssima espessura, que os fariam ser os dispositivos mais finos já lançados pela marca. Apesar de ainda não terem prazo para chegar ao Brasil, os aparelhos tem preços conhecidos, com valores que partem de R$ 12.299.
Leia a matéria no Canaltech.
Trending no Canaltech:
- Robô da Sony faz microcirurgia em grão de milho; veja
- Novos notebooks Dell têm chip Snapdragon e até 27 horas de bateria
- Caixa fora do ar? Clientes relatam instabilidade nesta segunda (20)
- 🚨 MUITO BARATO | Compre Galaxy S23 Ultra de 256 GB com ótimo desconto
- WhatsApp vai restringir perfis que mandam muitas mensagens
- Itaú fora do ar? App tem instabilidade nesta segunda-feira (20)