Vitamina pouco conhecida ajuda a envelhecer com mais saúde; saiba qual

Uma alimentação saudável, variada e equilibrada fornece quase todas as vitaminas necessárias para o bom funcionamento do corpo. O problema surge quando a dieta não inclui tantos alimentos como deveria, deixando de fora alguns nutrientes importantes, como a vitamina K.

A maioria das pessoas conhece bem a vitamina C ou a vitamina D. No entanto, boa parte da população não sabe para que serve a vitamina K. Este nutriente é produzido por bactérias que compõem a microflora intestinal e fica armazenado no fígado, por isso normalmente não há deficiências no organismo.

Porém, é possível encontrá-la também em alguns alimentos em duas variações. Um deles é a vitamina K1, presente em vegetais de folhas verdes, vegetais crucíferos e óleos vegetais. Ela tem um papel fundamental na coagulação do sangue e sua deficiência aumenta o risco de sangramento.

Foto colorida de vários vegetais - Metrópoles
Vitamina K é encontrada, principalmente, em vegetais folhosos

A outra é a vitamina K2, abundante em carnes, ovos e alimentos fermentados, como o queijo. Assim como a K1, este tipo de nutriente intervém na coagulação sanguínea, evitando processos hemorrágicos descontrolados. Além disso, ela promove a flexibilidade das artérias, o que contribui para retardar o envelhecimento.

Novos estudos apontam a necessidade de manter bons níveis de vitamina K no organismo devido aos benefícios suplementares que podem ser alcançados na velhice, como a redução do risco de aterosclerose. Porém, ao contrário de outras vitaminas, ainda há muito a estudar sobre a vitamina K.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.