Cérebro experiente atinge estado de “flow” com mais facilidade

O estado de flow (ou estado de fluxo) acontece quando o cérebro atinge o ápice da concentração e da produtividade. Nessa condição, a pessoa não cai nas distrações que existem em seu entorno. Muitos querem saber como alcançá-lo, e um estudo da Drexel University (EUA) menciona que o cérebro experiente atinge com muito mais facilidade.

  • O que ocorre quando músicos chegam ao ápice da atividade cerebral
  • 5 dicas para aumentar sua concentração

O experimento, descrito no periódico Neuropsychologia, concentrou na atividade cerebral relacionada ao estado de fluxo durante uma tarefa criativa — mais precisamente, enquanto músicos tocavam jazz. A equipe indica que esse ápice criativo pode ser alcançado por meio de treinamento, ou seja: a pessoa pratica a tarefa de se desapegar do controle de sua ação.

Sob essa linha de pensamento, os pesquisadores alegam que as pessoas que não têm uma vasta experiência na tarefa ou que têm dificuldade em desapegar dessa sensação de controle têm menos chance de entrar em um fluxo criativo profundo.


Feedly: assine nosso feed RSS e não perca nenhum conteúdo do Canaltech em seu agregador de notícias favorito.

Ao todo, 32 guitarristas de jazz participaram do estudo, que posteriormente tiveram suas composições avaliadas por especialistas em música. Os pesquisadores então analisaram as atividades cerebrais para descobrir quais áreas do cérebro estavam associadas ao estado de flow.

Experiência influencia estado de flow

Os autores descobriram que os músicos com uma vasta experiência entraram no estado de fluxo com mais frequência e intensidade que os músicos com pouca experiência.

A condição teve relação direta com o aumento da atividade em regiões do hemisfério esquerdo do cérebro, envolvidas na audição. Houve uma relação, ainda, com a diminuição da atividade no giro frontal superior do cérebro, uma região voltada ao controle executivo, o que reforça a ideia de que o fluxo tem a ver com o desapego do controle.

Abaixo, você vê o vídeo do estudo:

 

“O estado pode ser alcançado pela prática, juntamente com treino para retirar o ‘controle consciente’. Esta pode ser a base para novas técnicas para instruir as pessoas a produzir ideias criativas”, diz a equipe, em comunicado.

O que é estado de flow?

O estado de flow envolve a concentração altamente focada (ou hiperfoco) e a exclusão de pensamentos aleatórios e distrações. Como resultado, a pessoa consegue um desempenho superior em uma determinada tarefa.

Quem descobriu o estado de flow?

O estado de fluxo foi descoberto pelo psicológico Mihaly Csikszentmihalyi, que definiu como “um estado em que as pessoas estão tão envolvidas numa atividade que nada mais parece importar” e descreve a experiência como “tão agradável que as pessoas continuarão a fazê-lo, mesmo com um grande custo”.

O psicólogo está por trás da publicação de diversos livros sobre o assunto, mas o principal foi Flow: A psicologia do alto desempenho e da felicidade, de 1990. Desde então, diversos estudos elaborados por cientistas de diferentes áreas buscam desvendar o estado de flow no cérebro.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

  • Instagram e Facebook ficam fora do ar nesta terça-feira (5)
  • Tempestade solar gigante atinge várias sondas ao mesmo tempo
  • Falha que deixou Instagram e Facebook fora do ar é corrigida
  • Oscar 2024 | Quem são os favoritos da premiação?
  • Sessão da Tarde | Por que Space Jam 2 foi um fracasso?
  • iPhone 16 Pro ainda pode estrear com novo design de câmera
Adicionar aos favoritos o Link permanente.