Liga da Justiça: trama mostra que herói icônico foi um “erro multiversal”’

Um dos grandes charmes da DC Comics é seu multiverso, que desde os anos 1960 vem gerando várias aventuras e incríveis revelações ao longo das décadas. Normalmente, é um assunto que gira em torno das crises e reboots do Universo DC, e foi justamente em uma dessas publicações que os leitores ficaram sabendo sobre a existência improvável de um herói da Liga da Justiça, após um “erro multiversal”.

  • Entenda por que a Liga da Justiça não pode ser substituída pelos Titãs
  • The Boys x Liga da Justiça? Criador revela que série fazia parte do Universo DC
  • Batman remonta a Liga da Justiça para enfrentar a chamada Trindade do Mal
  • DC confirma que Liga da Justiça possui secretamente arma “anti-Flash”

A descoberta aconteceu durante a saga Crise Infinita, mais especificamente em Infinite Crisis #5, publicada em 2005. Nesta edição, enquanto Alexander Luthor constrói uma máquina para ajudar a reorganizar o multiverso, ele menciona que cada pessoa amarrada a essa estrutura foi originalmente criada para ser de outro universo.

Enquanto prende os membros da Liga da Justiça a um grande dispositivo dourado, Luthor faz uma revelação surpreendente, ao dizer que o Lanterna Verde Kyle Rayner era originalmente destinado à Terra-8, mas, devido ao fato de o Multiverso DC ter entrado em colapso nas Crise nas Terras Infinitas, Kyle acabou na Terra principal.


Podcast Porta 101: a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar.

Depois que a Tropa dos Lanternas Verdes foi destruída por um enlouquecido Hal Jordan no começo dos anos 1990, Kyle Rayner recebeu o último Anel de Poder remanescente e se tornou o último Lanterna Verde do universo por um bom tempo. 

Alexander Luthor cita Kyle Rayner na Terra-8 em vez da Terra-1 (Imagem: Reprodução/DC Comics)

Em vez da formação militar comum aos Lanternas Verdes da época, Rayner apareceu como um artista, e sua sensibilidade ganhou o coração dos fãs, que logo o tornaram um de seus personagens favoritos. Ele foi o Gladiador Esmeralda dos anos 1990 e também integrou a Liga da Justiça por um bom tempo.

Posteriormente, Rayner ajudou os Guardiões do Universo e toda a Tropa dos Lanternas Verdes a voltarem à vida, tornando-se uma das mais poderosas energias do Espectro Emocional em toda a galáxia — até mesmo se tornou um Lanterna Branco.

A revelação da Crise Final acabou não sendo explorada nos anos seguintes, e, ultimamente, Rayner anda apagado e bastante esquecido pela DC, que promete trazê-lo de volta em grande estilo em breve, já que ele está retornando aos poucos nas páginas da atual revista Green Lantern, protagonizada por Jordan. 

  • Assine Amazon Kindle Unlimited por apenas R$ 19,90/mês e tenha acesso a mais de 1 milhão de livros digitais!

Seria ótimo vê-lo de novo, afinal, sem o “erro multiversal” citado em Crise Infinita, a Terra principal do Universo DC poderia passar muito tempo sem um Lanterna Verde, ou até nem mesmo ver novamente os Gladiadores Esmeralda.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

  • Windows XP conecta na internet e fica infestado de vírus em minutos
  • Review Multi Cleanbot R1800 | O limpador de janela com controle remoto
  • Descobertas revelam como a anestesia geral afeta o cérebro
  • Cooler Master revela pasta térmica colorida “com IA” para PCs
  • Disney+ vai ficar até 85% mais caro após fusão com Star+; confira novos preços
  • As 50 piadas mais engraçadas do Google Assistente
Adicionar aos favoritos o Link permanente.