“Histórico”, diz Lula sobre europeus reconhecerem Estado da Palestina

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) celebrou, nesta quinta-feira (23/5), a decisão conjunta da Espanha, Noruega e Irlanda de reconhecer o Estado palestino independente.

Em post publicado no X (antigo Twitter), Lula comemora a decisão “histórica”, que contribui para a “paz e estabilidade” no Oriente Médio. 

A decisão conjunta de Espanha, Noruega e Irlanda de reconhecer a Palestina como um Estado é histórica por duas razões. Faz justiça em relação ao pleito de todo um povo, reconhecido por mais de 140 países, por seu direito à autodeterminação. Além disso, essa decisão terá efeito positivo em apoio aos esforços por uma paz e estabilidade na região. Isso só ocorrerá quando for garantida a existência de um Estado Palestino independente”, escreveu.

Na publicação, Lula ainda lembrou que o Brasil foi um dos primeiros países na América Latina a assumir a Palestina enquanto Estado. “O Brasil foi um dos primeiros países na América Latina a assumir essa posição, quando em 2010, de reconhecer o Estado da Palestina nas fronteiras de 1967, o que inclui a Faixa de Gaza e a Cisjordânia, tendo Jerusalém Oriental como sua capital”, acrescentou.


0

Reconhecimento

O anúncio dos países europeus ocorreu nesta quarta-feira (22/5) e deve sair oficializado em 28 de maio. 
“Reconhecemos a Palestina por muitas razões, e podemos resumir em três palavras: paz, justiça e consistência. Temos que garantir que a solução de dois Estados seja respeitada e que haja garantias mútuas de segurança”, discursou Pedro Sánchez, disse o primeiro-ministro espanhol.
Nesta quinta-feira (23/5), Israel repreendeu os embaixadores da Irlanda, Noruega e Espanha devido ao plano de governo de reconhecer o Estado Palestino.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.