Paris Fashion Week: veja destaques de desfiles do outono/inverno 2024

Os desfiles de outono/inverno 2024/25 do Paris Fashion Week foram realizados ao longo dos últimos dias. De 26 de fevereiro a 5 de março, o público conferiu as novas coleções de grifes renomadas. As estreias de Chemena Kamali e Seán McGirr no comando das marcas Chloé e Alexander McQueen, respectivamente, deram o que falar, assim como a bolsa da Coperni feita com 99% de ar na composição.

Além disso, entre os destaques nos shows da edição, estão a transparência da Saint Laurent; a inspiração em vinícolas da Balmain; o surrealismo renovado da Schiaparelli; o conceito cinematográfico da Chanel; a “viagem no tempo” da Miu Miu; e a celebração de uma década na Louis Vuitton. Vem saber mais!

Na passarela, look azul com transparência e touca de meia na cabeça - Metrópoles
O Paris Fashion Week de outono/inverno 2024/25 foi realizado entre 26 de fevereiro e 5 de março

Saint Laurent

A transparência foi a protagonista da coleção de fall/winter 2024 da Saint Laurent. Sob o comando de Anthony Vaccarello, a grife francesa levou ao Paris Fashion Week looks com meias de seda em destaque, inclusive como saias, blusas e tops.

“Eu queria fazer algo muito frágil”, disse o estilista ao WWD nos bastidores da apresentação. “Acho que meu trabalho é propor algo diferente que não seja necessariamente realista ou necessário.”

Peças de alfaiataria e itens acetinados também compõem o repertório. Na paleta, variações terrosas dividiram espaço com tons fechados de azul, vinho, verde, cinza e amarelo. Entre os acessórios, chamaram atenção bolsas felpudas e toucas com aspecto de meias.

Na passarela, look em cinza e vermelho com transparência e touca de meia na cabeça - Metrópoles
A transparência, que faz parte do legado deixado por Yves Saint Laurent, foi a protagonista das novas criações de Anthony Vaccarello

 

Na passarela, look mostarda com transparência e touca de meia na cabeça - Metrópoles
Meia-calça no look todo

 

Na passarela, look com vestido verde musgo acetinado e meia-calça cinza - Metrópoles
Elegância e sensualidade

Balmain

Para o outono/inverno 2024, a Balmain apostou em modelagens exuberantes, mas com uma dose a menos de maximalismo, conforme os parâmetros da etiqueta. Um conjunto de alfaiataria, com elegante calça cáqui e blazer amplo, ganhou um toque de opulência por meio de enfeites dourados de caracol.

O designer Olivier Rousteing se inspirou na própria cidade natal, Bordeaux, conhecida pelas vinícolas. As uvas aparecem em estampas e acessórios, como brincos, pingentes e bolsas. “É uma questão de elegância atemporal e uma homenagem à cultura francesa”, disse o diretor criativo.

Um dos destaques foi o casting diverso: a passarela foi preenchida por modelos de diferentes idades. Segundo Rousteing, trata-se de uma celebração a todas as mulheres.

Modelos mais velhas desfilando ao lado do estilista da Balmain, Olivier Rousteing - Metrópoles
Modelos de todas as idades passaram pela passarela da Balmain no Paris Fashion Week

 

Na passarela, look em preto e branco com estampa de uvas - Metrópoles
“Cachos de uvas e silhuetas esculturais prestam homenagem às referências clássicas e elegantes associadas à famosa região [Bordeaux]”, detalhou a label em comunicado
Na passarela, look com blusa preta e saia com estampa de uvas verdes. A modelo segura uma bolsa com pingente de uvas - Metrópoles
As uvas estão não apenas nas estampas, mas também em formas, como neste pingente da bolsa

 

Na passarela, look bege de alfaiataria com detalhe em dourado no peito - Metrópoles
A alfaiataria ganha um toque de opulência

Schiaparelli

Uma das grifes mais aguardadas no Paris Fashion Week, a Schiaparelli fez, mais uma vez, um ode ao próprio legado. O diretor criativo se inspirou em arquivos da fundadora da marca, com direito a uma releitura da colaboração icônica entre Elsa Schiaparelli e Salvador Dalí para a coleção de outono/inverno 1937/38.

Outro destaque foram as “gravatas” feitas com tranças de cabelo sintético. “Para comemorar o centenário do surrealismo, Daniel Roseberry prestou homenagem ao elemento surrealista do cabelo inspirado em Pippa Garner, Mimi Parent, e na icônica pulseira de pele de Meret Oppenheim para Elsa Schiaparelli”, explicou a maison em comunicado.

Na lista de acessórios, estão bolsas com adereços que remetem a fechaduras de portas e desenhos abstratos de rostos. Entre os materiais, destaque para o jeans, que não é usual na etiqueta, e a textura croco em tons terrosos.

Na passarela, modelo usa look jeans com saia e fenda - Metrópoles
O estilista norte-americano Daniel Roseberry é firme ao legado criativo da Schiaparelli

 

Na passarela, modelo usa look bege de alfaiataria com gravata de trança de cabelo - Metrópoles
Tranças de cabelo sintético surgiram como gravatas

 

Na passarela, modelo usa look preto com touca/chapéu em formato de sapato - Metrópoles
Touca inspirada no famoso shoe hat, fruto da parceria da década de 1930 de Elsa Schiaparelli com o pintor Salvador Dalí

 

Na passarela, modelo usa look marrom com textura croco - Metrópoles
Textura croco e bota de cano extremamente alto

Chanel

“Uma carta de amor a Deauville”: foi assim que a Chanel definiu a apresentação de outono/inverno 2024/25. A inspiração para o novo compilado criado pela designer Virginie Viard foi a “atmosfera romântica e cinematográfica” do balneário francês.

Para introduzir a coleção, a maison exibiu um curta-metragem estrelado por Penélope Cruz e Brad Pitt, sob direção de Inez & Vinoodh. A dupla de atores reencenou, em preto e branco, cenas do filme Un Homme et une Femme (Um Homem, Uma Mulher), lançado em 1966 por Claude Lelouch.

Nos visuais da passarela, o clássico tweed não poderia faltar. Assim como as estampas em xadrez, os acessórios foram protagonistas: de boinas a chapéus maximalistas, com abas enormes.

Modelos usam chapéus grandes na passarela da Chanel - Metrópoles
Os chapéus com abas grandes chamaram atenção no desfile da Chanel

 

Na passarela da Chanel, modelo usa boina preta com casaco marrom e calça jeans - Metrópoles
Boinas também estão no repertório

 

Modelo com boina e look todo xadrez na passarela da Chanel - Metrópoles
A inspiração de Virginie Viard para o novo trabalho foi a comuna francesa Deauville

Miu Miu

No cenário do show da Miu Miu, o Palais d’Iéna foi dominado por videoinstalações criadas pela artista belga-americana Cécile Evans. Por meio de uma “viagem no tempo”, o projeto traz o enredo fictício de uma mulher chamada Reception, que é uma das últimas tradutoras humanas na Terra.

Na coleção, os looks parecem uma intensa mistura de peças criadas para diferentes idades. Camisa social, suéter, cardigã, saia rodada e bota western, por exemplo, formam algumas combinações. Textura felpuda e estampas com estética pop art também integram o compilado.

“Um vocabulário de roupas, da infância à idade adulta. A coleção outono/inverno 2024 da Miu Miu de Miuccia Prada se inspira na amplitude e no alcance da vida das pessoas, suas mudanças nos tipos de roupas refletem o desenvolvimento do caráter, tanto pessoal quanto universal”, sintetizou a label em comunicado.

Gigi Hadid na passarela da Miu Miu usando sapato Mary Jane preto, vestido branco e casaco marrom felpudo - Metrópoles
Miuccia Prada assina as coleções da Miu Miu

 

Na passarela da Miu Miu, look com saia azul, suéter e cardigã, além de bota western - Metrópoles
A coleção foi pensada para mesclar características do vestuário de diferentes idades

 

Na passarela da Miu Miu, modelo usa saia amarela com estampa rosa, além de casaco azul com gola alta e jaqueta preta - Metrópoles
Na Miu Miu, as estampas são chamativas para esta temporada

Louis Vuitton

Neste ano, o estilista Nicolas Ghesquière celebra 10 anos no comando da linha feminina da Louis Vuitton. Recentemente, inclusive, a grife francesa lançou uma série on-line na qual o diretor criativo compartilha memórias com celebridades ligadas à própria trajetória.

Em mais um capítulo da comemoração, o desfile de fall/winter 2024 fechou o calendário do Paris Fashion Week. Montado no Cour Carrée, um dos pátios do Palácio do Louvre, o cenário foi pensado como uma “estufa futurista” adornada com lustres, fruto de uma colaboração do artista Philippe Parreno com o designer de produção James Chinlund.

Em uma cartela suave e divertida de cores, a apresentação reuniu peças esportivas, como jaquetas bomber, casacos corta-vento e trench coats casuais. Um dos pontos que mais chamaram atenção foram as luvas com franjas e plumas, assim como as toucas que simulam orelhas. O brilho também teve vez. Nos pés, coturnos e botas com aspecto maleável que remetem a meias.

Look preto com touca na passarela da Louis Vuitton - Metrópoles
A Louis Vuitton encerrou a programação do Paris Fashion Week

 

Look azul na passarela da Louis Vuitton. A modelo usa luvas com franjas - Metrópoles
O desfile é uma parte da comemoração de 10 anos do designer Nicolas Ghesquière no comando da marca

 

Look com estampa de logomania na passarela da Louis Vuitton - Metrópoles
Logomania na passarela

Paris Fashion Week: outono/inverno 2024/25

A Semana de Moda de Paris foi encerrada nessa terça-feira (5/3), com programação formada por mais de 70 desfiles. Ao longo de nove dias, ocorreram shows de marcas como Dior, The Row, Off-White, Rabanne, Loewe, Victoria Beckham, Vivienne Westwood, Balenciaga, Valentino, Mugler, Stella McCartney e  Lacoste, entre outras.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.