O governo do Rio Grande do Sul suspendeu as aulas na rede estadual de ensino em Porto Alegre, Pelotas e Rio Grande entre segunda (27/5) e terça-feira (28/5). A medida acontece em meio a novo alerta laranja de “perigo” para chuvas e ventos intensos na região costeira do território gaúcho, de acordo com previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
As prefeituras dos três municípios gaúchos também determinaram a suspensão das aulas nas escolas municipais. Em Porto Alegre, as unidades da rede privada também não irão funcionar nos próximos dias.
O Inmet emitiu alerta laranja para segunda-feira para áreas costeiras do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. A previsão é de chuvas de 50 a 100 milímetros por dia, além de ventos de até 100 km/h.
Segundo o Inmet, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

alerta amarelo
Previsão para área em alerta chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h)
Inmet

alerta laranja
Previsão para área em alerta laranja é de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h)
Inmet

Chuvas em Canoas Rio Grande do Sul ajuda
O Guaíba, em Porto Alegre (RS), segue em elevação e subiu para 5 metros e 1 centímetro nessa segunda-feira (13/5)
Igo Estrela/Metrópoles

Frio Rio grande do Sul Chuvas ajuda
Pessoas caminham por inundação no RS
Igo Estrela/Metrópoles

Chuvas e inundações no Rio Grande do Sul
Caminhões do Exército chegam com ajuda humanitária ao Rio Grande do Sul
IGO ESTRELA/METRÓPOLES
0
Além do risco na área costeira, há alerta amarelo de “perigo potencial” para chuvas intensas para o interior do Rio Grande do Sul, entre os municípios de Erechim e Bagé. A previsão é de até 50 milímetros por dia e os ventos podem ultrapassar os 50 km/h.
O estado gaúcho sofre com as consequências dos temporais registrados ao longo das últimas semanas. De acordo com informações da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, são 469 municípios e 2.345.400 pessoas afetadas pelas fortes chuvas.
Ainda conforme com o governo estadual, 169 pessoas morreram em decorrência das tempestades que assolaram o Rio Grande do Sul.