Os votos da esquerda do RJ a favor de projeto contra atletas trans

Os deputados Luiz Paulo, do PSD do Rio de Janeiro, e Carlos Minc, do PSB fluminense, votaram a favor de um projeto de lei que proíbe pessoas trans de competirem esportes contra gêneros diferentes dos seus biológicos.

O projeto é de autoria do bolsonarista Rodrigo Amorim e foi votado na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro na última sexta-feira. Integrantes da Comissão, Luiz Paulo e Minc foram os únicos parlamentares progressistas que votaram pela constitucionalidade do projeto de lei.

A proposta afirma que o corpo masculino possui “maior capacidade corporal” devido à presença da testosterona no sangue e que, por isso, não podem competir contra mulheres cis. Assim como homens trans, na justificativa de Amorim, também são menos capazes de competirem contra homens cis.

O deputado Luiz Paulo, em seu voto, concordou com a tese de que a capacidade corporal é diferente devido à presença ou falta de testosterona em pessoas trans, mas propôs uma emenda ao projeto: medição de testosterona para atletas trans. A proposta e o voto foram acompanhados por Minc.

Procurados, Luiz Paulo e Minc não responderam a coluna. O espaço está aberto a manifestações.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.