Esteatose hepática é o termo usado para representar o acúmulo anormal de gordura no fígado. As causas mais comuns são atribuídas a distúrbios do metabolismo, devido a um excesso de circulação de gorduras no sangue. O quadro, vale destacar, é altamente prejudicial à saúde.
Obesidade, diabetes, sedentarismo e pré-diabetes costumam estar relacionados ao fígado gorduroso, e são um indício de que, além da prática de atividade física, você precisa ficar de olho na dieta, priorizando alimentos naturais — como o tamarindo.
Essa fruta, extraída da planta Tamarindus indica, se destaca não apenas pelo seu sabor exótico, que mescla o doce com o ácido, como também pelo alto valor nutricional.

bem-estar
Faça substituições inteligentes na dieta para emagrecer
Getty Images

emagrecer
Praticar atividade física é essencial
Pixabay

Mulher emagrecer
Lembre-se: o efeito sanfona desencadeia doenças cardiovasculares e alterações hormonais
Tim Platt/Getty Images

abacate para emagrecer
Por isso, procure sempre manter a boa forma
Alto Astral/Reprodução

suco-receita-emagrecer-fim-de-ano-saude
Se quiser emagrecer, aumente também a ingestão de líquidos, como água, sucos e chás
Getty Images

pilulas emagrecimento-min
Evite erros comuns que retardam o emagrecimento
Getty Images

emagrecimento
Como ter noites de sono ruins e treinar demais, o que desgasta o corpo
Pixabay

perda de peso emagrecimento dieta
A gordura abdominal é perigosa
Getty Images
0
Os antioxidantes presentes na polpa do tamarindo, incluindo polifenóis e flavonóides, são excelentes aliados no combate da gordura no fígado e no coração.
A fruta é rica em vitaminas C, K, B e minerais essenciais, a exemplo do cálcio, potássio e fósforo. Uma pesquisa publicada na Asian Pacific Journal of Tropical Biomedicine revelou que o tamarindo tem ainda aminoácidos essenciais e fitoquímicos, apresentando atividades antidiabéticas, antimicrobianas, antiasmáticas, anti-inflamatórias e laxativas.
Isso tudo somado à alta concentração de fibras colabora para aliviar a indigestão.
O tamarindo ainda se destaca pelo seu potencial para auxiliar na regulação dos níveis de colesterol, conforme apontou um estudo divulgado pelo site especializado em bem-estar Healthline. Assim, para aqueles que receberam um diagnóstico de fígado gorduroso, a fruta pode ser uma excelente opção junto ao tratamento.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica