RS define novo parâmetro para cota de inundação em Porto Alegre

A diferença do nível da nova régua de medição do Guaíba em Porto Alegre foi reconhecida pelo Governo do Rio Grande do Sul nesta terça-feira (28/5). A medida tem impacto direto na cota de inundação, tradicionalmente considerada em 3 metros (m) e que agora passou para 3,6 m.

No dia 2 de maio, o sensor automático instalado no Cais Mauá parou de funcionar. Depois disto, um novo ponto de medição foi introduzido a cerca de 2,5 km do dispositivo anterior, no dia 4.

Com a mudança, pesquisadores do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (IPH-UFRGS) levantaram dúvida sobre a possível mudança na cota inundação.

Os pesquisadores do IPH chegaram a emitir uma nota técnica pontuando que durante a elevação e o pico do Guaíba, a declividade da linha d’água na região pode ter chegado a até 15 cm/km. Isto teria impacto direto na cota de inundação.

Agora com a nova cota de inundação, conforme o governo estadual, o equipamento instalado referente à Estação Gasômetro é de 3,60 m, e o parâmetro de alerta é de 3,15 m.

“Não foi possível deixar claro em todos os meios de divulgação do nível do Guaíba que, devido a características hidrodinâmicas, num mesmo instante de tempo o valor de nível registrado no Cais Mauá C6 (ou no Cais Central) não é o mesmo valor de nível registrado da Usina do Gasômetro”, diz trecho do documento.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.