Demitido há duas semanas, o ex-presidente da Petrobras Jean Paul Prates publicou, nesta quarta-feira (29/5), uma carta de despedida. No texto, ele agradeceu o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e desejou “sucesso” para Magda Chambriard no comando da empresa.
“Enviei votos de sucesso à nova presidenta e sigo no apoio ao governo Lula – não só por acreditar na sua missão de melhorar o Brasil, como por querer continuar a construir uma esquerda moderna na política que, para mim, é uma atividade cidadã – e não uma profissão”, escreveu Prates em texto publicado no site Medium.
A carta de despedida de Prates foi publicada dias depois de Chambriard conceder a primeira entrevista à imprensa. Durante o pronunciamento, ela defendeu que a companhia deve dar lucro e atender aos interesses dos acionistas públicos e privados.
“Profissionalmente, estarei em quarentena por alguns meses, me reorganizando para voltar a grandes missões. Agradeço pelos contatos e propostas que tenho recebido, que analisarei com carinho e seriedade”, completou o ex-presidente da empresa.

Jean Paul Prates
Lula Marques/ Agência Brasil

Lula e Prates
Ricardo Stuckert/PR

Jean Paul Prates e Lula (1)
Lula e Jean Paul Prates, presidente da Petrobras
Ricardo Stuckert/PT
0
Demissão de Prates da Petrobras
A demissão de Prates da chefia da Petrobras ocorreu em decorrência de divergências e atritos com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e outros integrantes do governo Lula.
Os destemperos entre integrantes do governo e o ex-senador sobre os dividendos da Petrobras foram um dos motivos que geraram instabilidade na permanência dele na Petrobras.
Enquanto o ex-presidente da Petrobras era favorável a uma maior distribuição aos acionistas, Lula e Silveira adotaram uma posição contrária.