Anápolis (GO) recebe 18 novas cadeiras de rodas do projeto Tampamania

Goiânia – O município de Anápolis, a cerca de 55 km da capital goiana, recebeu na última quinta-feira (29/2), 18 novas cadeiras de rodas do Rotary Club, resultado da terceira edição do Projeto Tampamania, que em 2023 arrecadou mais de 7,6 toneladas de tampinhas plásticas em toda a rede municipal de educação da cidade.

O projeto é uma parceria entre o Rotary Club de Anápolis e a Prefeitura de Anápolis, através da Secretaria Municipal de Integração, por meio do Programa Voluntários de Coração.

Colaboram ainda as secretarias de Educação e Obras, Meio Ambiente e Serviços Urbanos, que promovem conscientização ambiental ao impedirem o descarte das tampas plásticas no meio ambiente, e a solidariedade, já que com a venda das tampinhas as novas cadeiras de rodas são adquiridas e doadas às pessoas em vulnerabilidade social que mais necessitam.

“Hoje é um dia muito especial. É um momento muito importante para toda a gestão municipal, com a entrega destas cadeiras de rodas, que vão chegar a quem tanto precisa em nosso município”, comentou a primeira-dama e deputada estadual, Vivian Naves.

Para a secretária de Integração, Eerizania Freitas, o projeto vem se consolidando com mais tampinhas arrecadadas a cada edição. “Estas cadeiras vão chegar às famílias em situação de vulnerabilidade social e com certeza farão toda a diferença. A gente fecha essa terceira edição com o dobro das tampinhas arrecadadas na primeira edição do projeto, em 2021. Isso mostra que entendemos a importância do cuidado com o meio ambiente aliado à solidariedade”.

Na ocasião, foi anunciada uma novidade, a cargo da nova secretária de Educação, Flávia Fernanda Souza. “Em 2024, a rede municipal de educação continuará engajada com este projeto e as 108 unidades estarão integradas para superar os números de 2023. Uma das novidades para este ano é o lançamento da mascote do projeto Tampamania que irá percorrer todas as escolas e CMEIS da rede”, anunciou.

Combate à dengue

Em 2023, o Rotary Club conseguiu arrecadar cerca de dez toneladas de tampinhas plásticas em Anápolis. Destas, cerca de 80% foram através do projeto Tampamania, realizado em parceria com a gestão municipal. Para o presidente do Rotary Club de Anápolis, William Sabino, o projeto exerce um papel fundamental no combate à dengue.

“Foram 7,5 milhões de tampinhas retiradas do meio ambiente. E cada tampinha é local para o desenvolvimento de seis a sete larvas do mosquito transmissor da doença. Não é possível afirmar que todas elas seriam focos da doença, mas se em 5% das tampinhas isso acontecesse, seria mais que a população de toda a cidade”, apontou William.

Em tempo

O projeto Tampamania já aconteceu em três edições no município e retirou do meio ambiente cerca de 18 toneladas de tampinhas do meio ambiente, que ao serem vendidas foram revertidas em 46 novas cadeiras de rodas, doadas para pessoas com deficiência física ou alguma limitação.

Os estudantes de toda a rede municipal se mobilizam durante o ano inteiro arrecadando tampas plásticas, impedindo que sejam descartadas no ambiente, em uma competição saudável que envolve o cuidado com a natureza e também solidariedade. As unidades escolares que se sobressaem, assim como os estudantes de cada uma delas, são premiadas com bicicletas e tablets.

Com informações da Prefeitura de Anápolis

Adicionar aos favoritos o Link permanente.