Uma pequena taqueria de rua no bairro de San Rafael, na Cidade do México, ganhou uma estrela Michelin. A simplicidade do menu do El Califa de León, que inclui apenas tortilla, molho verde ou vermelho e carne, conquistou a primeira edição do exemplar no país, publicado em 14 de maio.
“Essa taqueria pode ser pequena e com pouco espaço para as pessoas chegarem a se sentar apenas no balcão, mas sua criação, o taco Gaonera, é excepcional”, informou o comunicado do Guia Michelin. “O filé de carne é cozido com experiência, temperado apenas com sal e um pouco de suco de limão”.

El Califa de León não é a única barraquinha de rua a ter estrela Michelin. O Hawker Chan, em Singapura, foi reconhecido em 2017, sendo famoso pelo arroz de frango ao molho de soja e porco assado. Infelizmente, o estabelecimento perdeu a estrela em setembro de 2021.
Outro restaurante é o Jai Fai, famoso pelo noodles de frutos do mar. A chef Supinya Junsuta, conhecida como a rainha da comida tailandesa de rua, afirmou ao site Eater, em 2018, que “se pudesse, gostaria de devolver a estrela” à fabricante francesa de pneus. O motivo? A vida era melhor antes do reconhecimento.
Apesar de não ser uma barraquinha de rua, o Anan Restaurant é outro lugar que serve releituras de comidas de rua. Localizado no Vietnã, o estabelecimento foi incluído entre os 50 melhores restaurantes da Ásia em 2021 e 2023. Ele também foi eleito o melhor restaurante do Vietnã em 2023.