Se você já observou a Lua em uma noite nublada, talvez já tenha observado cores vibrantes ao redor do satélite natural da Terra. Esse efeito, conhecido como halo lunar, foi explorado por um fotógrafo para criar a imagem escolhida pela NASA para o Astronomy Picture of the Day nesta quinta-feira (30).
- Eclipse de Saturno será visível do Brasil, mas com binóculos
- Planetas alinhados darão espetáculo no céu em junho
O que é um halo lunar?
Um halo lunar é criado pela difração das partículas de luz em gotículas de água presentes na atmosfera. Quando isso ocorre, a propagação da luz é alterada devido aos diferentes comprimentos de onda das cores que compõem a luz branca.
O fenômeno dos halos lunares é um dos poucos efeitos de cor quântica que podem ser facilmente observados a olho nu, mas também ocorre algo semelhante em halos solares. Essas são mais difíceis de observar devido ao brilho de nossa estrela, que pode cegar nossos olhos.
–
Feedly: assine nosso feed RSS e não perca nenhum conteúdo do Canaltech em seu agregador de notícias favorito.
–
Na imagem abaixo, o cenário é Paris, França, com o efeito de corona lunar nas cores do arco-íris contrastando com as luzes artificiais amarelas da icônica Torre Eiffel. A composição habilidosa do fotógrafo Valter Binotto manteve a imagem equilibrada sem que os elementos disputem a atenção do nosso olhar.

Se você quiser observar um halo lunar pessoalmente, fique atento às noites nubladas ou com nuvens fragmentadas que não conseguem esconder a Lua. Nessas ocasiões, há boas chances das gotículas de água fazerem seu trabalho de criar as cores do arco-íris ao redor do disco lunar.
Leia a matéria no Canaltech.
Trending no Canaltech:
- BYD traz 5.500 carros para o Brasil em navio gigante para driblar imposto
- PS5 Pro está pronto desde 2023, mas foi adiado por conta de GTA 6
- He-Man ganha nova origem com HQ que muda o cânone dos Mestres do Universo
- Vilão da DC revela que tem conhecimento sobre as Joias do Infinito da Marvel
- Anomalia magnética que atinge o Brasil está crescendo e se movendo
- Os 20 melhores filmes de terror da nova geração