Uma nova pesquisa publicada pela Counterpoint Research revela que as vendas de smartphones dobráveis cresceram 49% no primeiro trimestre de 2024 em relação ao mesmo período do ano passado. E agora a Huawei lidera o segmento com 35% da fatia de mercado, superando a até então soberana Samsung.
- Review Razr 40 | O celular dobrável intermediário da Motorola
- Review Samsung Galaxy Z Flip 5 | O dobrável com tela externa gigante
Segundo a Counterpoint, a transição da Huawei para a rede móvel 5G de última geração foi a chave para um aumento de 257% no último trimestre, visto que no ano anterior o portfólio de dobráveis da marca consistia apenas em modelos com 4G.
E enquanto a Huawei cresceu, a Samsung encolheu. A gigante sul-coreana saiu de 58% de participação para 23% em apenas um ano graças ao aumento da concorrência com modelos cada vez mais robustos.
–
Feedly: assine nosso feed RSS e não perca nenhum conteúdo do Canaltech em seu agregador de notícias favorito.
–
A Honor, por exemplo, teve um aumento de vendas de 460% no primeiro trimestre de 2024 em relação ao mesmo período do ano anterior e se mantém na terceira posição com 12% de participação, com o Honor Magic V2 sendo o smartphone dobrável mais vendido na Europa Ocidental no começo deste ano.

Já a Motorola impressiona ainda mais graças à estreia do Razr 40 (review) a nível de intermediário e do mais poderoso Razr 40 Ultra (review), resultando em um aumento de 1.473%, posicionada agora no quarto lugar do ranking global.
A pesquisa ainda revela que o segmento de dobráveis em formato de livro, como o Galaxy Z Fold 5 e o Magic V2, está se popularizando ainda mais, com a Samsung perdendo espaço no segmento de dobráveis flip graças à cada vez mais forte concorrência internacional, especialmente na China.
A queda de participação da Samsung já era esperada uma vez que seus últimos modelos foram apresentados em julho de 2023 e várias outras empresas anunciaram versões mais recentes depois disso, como o novo Nubia Flip 5G sendo o dobrável mais barato do mundo no lançamento.

Mas com a chegada do Galaxy Z Flip 6 e Z Fold 6 em julho deste ano, é possível que a Samsung desbanque a Huawei como marca que mais vende dobráveis nos próximos meses.
O segmento também deve chacoalhar nos próximos anos com a estreia da Apple com o iPhone dobrável, previsto para ser apresentado oficialmente em 2026. Por enquanto, a briga pelo topo dos dobráveis pertence apenas aos modelos com Android.
Leia a matéria no Canaltech.
Trending no Canaltech:
- BYD traz 5.500 carros para o Brasil em navio gigante para driblar imposto
- PS5 Pro está pronto desde 2023, mas foi adiado por conta de GTA 6
- Anomalia magnética que atinge o Brasil está crescendo e se movendo
- BYD King l Sedan híbrido rival do Toyota Corolla já está no Brasil
- YouTube Playables libera grátis mais de 75 jogos no site e no celular
- Após 5 anos, Supercell lança Squad Busters, sua nova super aposta mobile