Apple erra e diz que iPad Air com M2 tem um núcleo a mais de GPU

Há menos de um mês a Apple anunciou o novo iPad Air pela primeira vez em dois tamanhos de tela e equipado com processador M2. Na ocasião, a marca destacou que o chipset acompanhava uma GPU com 10 núcleos, mas isso parece ter sido um erro grotesco que passou despercebido por todos os envolvidos no projeto.

  • Apple anuncia iPad Air 6 com chip M2 e dois tamanhos
  • Após polêmica com prensa hidráulica, Apple lança novo comercial para iPad Pro

Notado pelo site 9to5Mac no último sábado (1), a Apple atualizou a página de especificações técnicas do iPad Air M2 no site da marca para os EUA e, onde a GPU antes indicava a presença de 10 núcleos, agora são exibidos 9 núcleos de potência gráfica.

Até a publicação desta matéria, o site da Apple Brasil mantém o erro da GPU de 10 núcleos tanto na lista de especificações quanto na página de visão geral, como você pode conferir na captura de tela abaixo.


Feedly: assine nosso feed RSS e não perca nenhum conteúdo do Canaltech em seu agregador de notícias favorito.

A correção feita pela Apple se alinha aos resultados de testes do iPad Air graças ao desempenho ligeiramente inferior em relação ao iPad Pro com chip M2 de 10 núcleos.

Enquanto o processador do iPad Air atinge aproximadamente 41 mil pontos em teste de desempenho gráfico, o iPad Pro registra 45 mil pontos.

Site da Apple Brasil ainda cita GPU de 10 núcleos em páginas do iPad Air com chip M2 (Imagem: Captura de tela/Canaltech)

É curioso que o erro tenha passado despercebido pela Apple, conhecida pela precisão e perfeccionismo em seus produtos, mas ao menos o problema não deve ser visto como grave o bastante para que consumidores retornem a compra.

Uma forte teoria que circula sobre o chip M2 do iPad Air usar 9 núcleos em vez de 10 núcleos diz respeito ao processador ser uma versão “binada” (binned, em inglês) da versão mais completa.

Placas de wafer de silício aproveitam espaço para fabricar chipsets em grades, mas processadores das extremidades ou são descartados ou são reutilizados com núcleos a menos para evitar desperdício (Imagem: Reprodução/Apple)

Isso acontece no momento em que o chipset é cortado da placa de semicondutores (wafle) e um dos núcleos sofre dano pelo corte, sendo uma prática muito popular na fabricação de chips e que não resulta em danos ao processador em si, apenas ao núcleo específico.

Assim, embora o processador seja fabricado com objetivo de utilizar seus dez núcleos, aquele com defeito é desativado para evitar desperdício de material e ainda ser utilizado em dispositivos.

O novo iPad Air já está disponível no Brasil pela primeira vez em tamanhos de 11 polegadas e 13 polegadas com preços a partir de R$ 6.999.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

  • Computex 2024 | Quando vai ser e como assistir online
  • BYD traz 5.500 carros para o Brasil em navio gigante para driblar imposto
  • Projeto usa constelações como alerta dos perigos do lixo espacial
  • 1º hospital conduzido por IA poderá atender pacientes humanos na China
  • 6 anúncios mais aguardados da Computex 2024
  • Airbnb | Apartamento é entregue cheio de lixo e vídeo viraliza no TikTok
Adicionar aos favoritos o Link permanente.