Anatel lança ferramenta online grátis para comparar ofertas de operadoras 

Um dos maiores inconvenientes quando você está buscando as ofertas as operadoras de telefonia móvel e fixa, banda larga e TV pode assinatura é encontrar a melhor combinação para o perfil de sua região específica. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) foi além e criou uma ferramenta que disponibiliza isso tudo alinhando com novas regras do Regulamento Geral de Direitos do Consumidor (RGC).

  • Qual é a velocidade do 5G?
  • Confira quais são os mais recentes 236 municípios brasileiros liberados para 5G
  • Anatel muda definição de chamadas curtas para coibir ligações abusivas
  • Anatel autoriza testes de internet móvel via satélite no Brasil

O RGC foi criado em 2014 para definir os direitos dos consumidores de telecomunicações e estabelece que as operadoras devem “disponibilizar informações suficientes sobre suas ofertas, de forma a permitir a comparação de pacotes entre empresas diferentes”.

As principais mudanças no regulamento, propostas em outubro do ano passado, são a proibição de cobrança no primeiro mês de inadimplência, a dispensa da empresa de manter lojas físicas próprias e a liberação de planos exclusivamente digitais. Além disso, as operadoras também podem migrar os clientes automaticamente para novos planos em caso de extinção dos atuais; e de ausência de manifestação do cliente sobre adesão a um novo plano.


CT no Flipboard: você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.

Como comparar as ofertas de operadoras com o app da Anatel?

Bem, para usar o app da Anatel é bem simples e gratuito. Primeiro, você precisar acessar o link do serviço chamado Anatel Busca ofertas (https://apps.anatel.gov.br/BuscaOfertaMobile/OfertasPorServico), e, em seguida, inserir dados sobre onde mora. 

Nova ferramenta da Anatel é gratuita e pode ser usada direta do navegador (Imagem: Captura de tela/Canaltech)

A partir daí, é só confirmar a localização para ver as ofertas de preço, modalidade de pagamento, nome da empresa e volume de dados. É possível filtrar as modalidades telefonia móvel, banda larga, TV por assinatura, telefonia fixa e combos com os serviços anteriores. É possível também consultar o histórico de ofertas.

Além de ajudar na busca, a ferramenta também pode evitar uma prática que as operadoras não admitem e há suspeitas de que acontece nos bastidores, que é o compartilhamento de dados. Quantas vezes você foi atrás de uma oferta e, logo em seguida, começou a receber várias mensagens sobre adesão de planos? — pois é, com a nova ferramenta da Anatel, a expectativa é de que isso não aconteça.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

  • Globoplay terá aumento de 92% em plano anual com Disney+
  • Review lava-louças Samsung 14 serviços | Silenciosa e espaçosa
  • X/Twitter libera conteúdo adulto e vira concorrente do OnlyFans
  • Computex 2024 | Nvidia planeja revolucionar a Saúde e a Ciência com IA
  • As 50 piadas mais engraçadas do Google Assistente
  • Trailer de Venom 3 mata cena pós-crédito de Homem-Aranha: Sem Volta para Casa
Adicionar aos favoritos o Link permanente.