Vacinação contra a gripe é prorrogada até o fim de junho em SP

São Paulo — O governo de São Paulo prorrogou, até o fim de junho, a vacinação contra a gripe para toda a população acima dos 6 meses de idade. O objetivo é atualizar a situação vacinal no estado e aumentar a cobertura contra a influenza.

Na capital, o imunizante está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), com funcionamento de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 19h, e em AMAs/UBS Integradas, que atendem das 7h às 19h, inclusive aos sábados e feriados.

Para saber qual é a unidade mais próxima de sua residência, os moradores de São Paulo podem consultar a plataforma Busca Saúde.

A vacinação é considerada a forma de prevenção mais eficaz contra o vírus da influenza. “Gripes e resfriados, se não tratados adequadamente, podem evoluir para uma infecção local ou das vias respiratórias, e até mesmo pneumonia”, afirma a diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) da SES, Tatiana Lang D’Agostini.

Período crítico

A Secretaria de Estado da Saúde alerta que o período entre o outono e o inverno favorece o aumento dos casos de gripe. O agravamento das complicações ocorre em razão das condições climáticas e da maior circulação do vírus.

Entre março e maio deste ano, os 645 municípios paulistas vacinaram 29,7% dos grupos prioritários, que abrangem crianças entre 6 meses até 6 anos, gestantes, puérperas, professores do ensino básico, idosos, dentre outros. No ano passado, a cobertura foi de 53% em todo o estado.

Principais sintomas da gripe


0

Adicionar aos favoritos o Link permanente.