Ensino superior: USP cai em ranking e perde liderança na América Latina para universidade da Argentina

 

A Universidade de São Paulo (USP) deixou de ser a melhor universidade da América Latina, sendo ultrapassada pela Universidade de Buenos Aires (UBA), a qual havia desbancado no ano passado, segundo o ranking QS World.

Na sequência aparece a Pontifícia Universidade Católica do Chile. A lista foi divulgada nessa terça-feira (4).

No cenário global, essas três universidades aparecem, respectivamente, na 71ª, 92ª e 93ª posições. Em 2023, a USP era a 85ª melhor.

A segunda universidade brasileira com mais alta pontuação no levantamento foi a Universidade de Campinas (Unicamp), 9ª melhor na América Latina e na 232ª posição do ranking mundial.

Em nível global, o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) é a primeira instituição colocada, lugar que ocupa há 13 anos. O instituto é seguido pelas inglesas Oxford e Imperial College London.

O ranking QS World analisou mais de 17 milhões de artigos científicos publicados pelos centros de ensino. As opiniões de 280 mil especialistas também foram ouvidas para construir o ranking.

Embora o Brasil seja o principal centro de pesquisa da América Latina, o país registrou um declínio acentuado no número de citações por docente no último ano, mostra a organização.

Na avaliação de pesquisas mais impactantes da QS, a USP é a universidade com o melhor desempenho na região. No mundo, entretanto, a universidade ocupa a 456ª posição nesse indicador.

Em termos de colaboração internacional, o Brasil também detém a pontuação média mais alta da América Latina, com a USP ocupando novamente a primeira posição.

Para o QS, porém, o país tem dificuldades para atrair talentos estrangeiros, especialmente estudantes, e possui um dos grupos de alunos menos diversificados do continente. As universidades argentinas, em especial a UBA, lideram neste quesito.

Melhores universidades do mundo, segundo o QS World

  1. Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT)
  2. Imperial College London
  3. Universidade de Oxford
  4. Universidade Harvard
  5. Universidade de Cambridge
  6. Universidade Stanford
  7. ETH de Zurique
  8. Universidade Nacional de Singapura
  9. UCL (University College de Londres (UCL)
  10. Caltech (Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech)

Fonte: Folha de S.Paulo

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.