O cosmonauta Oleg Kononenko acaba de se tornar a primeira pessoa a passar mil dias no espaço, na contagem total ao longo das suas missões. Ele chegou ao marco na terça (4) enquanto serve em sua quinta missão na Estação Espacial Internacional (ISS).
- Qual a diferença entre astronauta, cosmonauta e taikonauta?
- Vladimir Komarov: as últimas palavras do cosmonauta que caiu do céu
Em declaração à agência de notícias estatal TASS, Kononenko comentou que seus colegas norte-americanos no laboratório orbital foram os primeiros a parabenizá-lo pela conquista.
“Existe essa consciência de que você alcançou algo novo e importante, que superou um determinado marco, tocou o desconhecido”, disse Kononenko à TASS. “Isso lhe dá confiança e orgulho do trabalho que você fez.”
–
CT no Flipboard: você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.
–
Esta não é a primeira vez que Kononenko alcança números surpreendentes no espaço — basta lembrar que, em fevereiro, ele somou mais de 878 dias e 12 horas em órbita acumulados ao longo de missões anteriores na ISS. O recorde anterior havia sido estabelecido pelo russo Gennady Padalka em 2015.

Foi em setembro do ano passado que Kononenko viajou ao laboratório orbital, acompanhado pelo cosmonauta Nikolai Chub e pela astronauta da NASA Loral O’Hara. Sua missão deve acabar em 23 de setembro, e caso ele permaneça na ISS até lá, vai ter somado impressionantes 1.110 dias em órbita.
Leia a matéria no Canaltech.
Trending no Canaltech:
- Apple enfim revela por quantos anos um iPhone será atualizado
- iPhone dobrável pode ficar para 2027 por tela não atingir exigência da Apple
- Há 70% de chance de a IA gerar um colapso na humanidade, diz ex-OpenAI
- Estapar e Porto Seguro viram réus em ação por carros destruídos no RS
- 🤑 MUITO BARATO | Compre fone Galaxy Buds 2 Pro em super oferta
- Review Huawei Watch Fit 3 | Relógio com cara de Apple Watch