O deputado federal André Janones (Avante-MG) pediu desculpas, nesta quinta-feira (6/6), por falas homofóbicas feitas durante a reunião do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados. A sessão foi marcada por confusões depois de o colegiado decidir arquivar a denúncia contra ele.
“Na tentativa de espelhar o bolsonarismo e ‘devolver na mesma moeda’, eu usei palavras das quais não me orgulho e que ferem uma comunidade que tanto luta para ter seus direitos reconhecidos”, escreveu Janones no X, antigo Twitter.
“Quero me desculpar com a comunidade LGBTQIA+ e com todos que se sentiram ofendidos e fazer o compromisso de não cometer mais esse erro. No mais, vamos seguir trabalhando por um Brasil mais justo e por cenas mais honrosas que as promovidas ontem pela truculência dos golpistas de extrema-direita”, concluiu.
Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram discussões entre Janones e deputados de oposição. Em um dos momentos registrados, o mineiro chama o deputado Éder Mauro (PL-PA) de “bichona” e “viado”.
Janones também discutiu com o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) no corredor de comissões da Câmara dos Deputados, enquanto era retirado do local por aliados. “Você é um viado, frouxo, boiola”, disparou