A Zoox, divisão da Amazon responsável por desenvolver táxis autônomos, foi fundada, segundo a própria empresa, “para tornar o transporte pessoal mais seguro, agradável e limpo para todos”. Nesta semana, o projeto iniciado há uma década, em 2014, deu mais um passo fundamental.
- O que é o sensor LiDAR? Veja como ele funciona nos carros autônomos
- É possível hackear um carro autônomo?
A empresa confirmou o início dos testes com seus robotáxis 100% autônomos em Austin e Miami, primeiras cidades fora do eixo oeste dos Estados Unidos a receberem os serviços dos carros sem motorista da subsidiária da Amazon. Antes destas cidades, a Zoox já havia testado os táxis autônomos em São Francisco, Seattle e Las Vegas, em 2018.
Para os novos testes, porém, a empresa não utilizará os carros projetados pela própria Zoox, que não possuem volantes ou pedais e, por isso, acomodam quatro passageiros, que se sentam de frente uns para os outros.
–
Podcast Porta 101: a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar.
–
Após entrar em uma investigação da NHTSA, assim como outras empresas de robotáxis, por conta de dois acidentes com seus carros próprios, a Zoox resolveu mudar o procedimento e, para os testes em Austin e Miami, utilizará utilitários Toyota Highlander adaptados e com “motoristas de segurança humanos”. Por isso, não oferecerá viagens comerciais inicialmente nesses centros.

Zoox diz que fará “mapeamento” nas cidades
Ron Thaniel, diretor-sênior de assuntos políticos e regulatórios da Zoox, explicou como a empresa pretende trabalhar nesse novo ciclo de expansão até, efetivamente, passar a oferecer os serviços de robotáxi sem motorista em Austin e Miami.
“Sempre começamos com uma área de testes focada, expandindo metodicamente à medida que nossa IA se familiariza com as condições únicas de cada cidade. Austin e Miami oferecem oportunidades de aprendizagem importantes que apoiarão o crescimento contínuo e o refinamento de nossos testes e serviços”, explicou.
A ride like no other—engineered from scratch and designed for riders, not drivers. Where will Zoox take you?
Head to our Journal to learn more about what it will be like to ride in a Zoox: https://t.co/EPQUhEKlBj.#ThisIsZoox pic.twitter.com/fYqX0tiVIS
— Zoox (@zoox) September 12, 2023
“É fundamental aperfeiçoarmos a nossa condução autónoma em áreas urbanas densas. Para fazer isso, identificamos rotas pré-planejadas específicas que oferecem os recursos e cenários de condução mais desafiadores, ao mesmo tempo que testamos rotas ponto a ponto selecionadas aleatoriamente dentro de uma cerca geográfica definida”, completou Thaniel.
O diretor da Zoox deixou claro, porém, que os principais alvos comerciais para a empresa continuam ainda se referem a Las Vegas, San Francisco e região. Assim, os testes em Austin e Miami se encaixam no cronograma de “explorar diversas cidades para futuras ofertas comerciais após o lançamento inicial”.
Leia a matéria no Canaltech.
Trending no Canaltech:
- Starlink na Amazônia deixa indígenas sedentários e viciados em pornô
- Brasileiro gasta mais de R$ 1400 por ano com assinaturas
- 😱 FONE DE GRAÇA | Galaxy S23 com Buds FE está muito barato com cupom
- 😱 IMPERDÍVEL | Galaxy S24 Ultra de 512 GB no menor preço com cupom
- Metade dos brasileiros teme perder o trabalho para IA, diz estudo
- 8 IAs para criar animações