Com o avanço da Enfermagem em diversos nichos de atuação, é cada vez mais frequente o olhar dos profissionais voltados às mudanças e a busca por especializações, principalmente no mercado de trabalho que vem se abrindo para campos diversos no âmbito da Enfermagem, entre eles, a Enfermagem Estética e a Enfermagem Aeroespacial.
O assunto foi tema do PodCoren desta semana, que contou com a participação da conselheira Helen Bezerra do Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas (Coren-AM), e dos enfermeiros especialistas, Hellen Gato que é enfermeira esteta, e Alexandre Vieira que é enfermeiro de voo.
Durante o bate-papo, Alexandre esclareceu dúvidas sobre Enfermagem aeroespacial. Ele conta que foi durante o doutorado que ele despertou interesse em se especializar em Enfermagem em voos.
“Eu descobri o aeromédico depois da minha entrada no doutorado e foi aí que mergulhei neste mundo. Eu entrei na escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP) e já tinha dado alguns cursos de aeromédico. Esse nicho está em expansão, não só no estado Amazonas, mas em todo o Brasil. É braço direito do atendimento médico-hospitalar, mas ainda carece de pesquisa e informações científicas para se fortalecer”, explicou o especialista em Enfermagem Aeroespacial.
Vieira explicou, ainda, que por determinação do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), é necessária especialização aeroespacial para poder atuar na área.
Mediando a discussão, Helen Bezerra destacou que a Enfermagem no Brasil vem mudando a sua formatação quanto às áreas de atuação que direcionavam o profissional para a atenção básica, hospitalar e gestão.
“Essa história está mudando. Nos últimos dez anos houve um avanço considerável e o Cofen vem atuando fortemente para nos amparar legalmente diante de novas áreas de atuação. Então, você observa que muitas resoluções são revogadas e aprimoradas”, disse.
Kellen Gato falou sobre a ampliação da Enfermagem estética com a Resolução Cofen 626/2020. Kellen explica que a Enfermagem estética vai muito além do embelezamento. “A Enfermagem estética não é só um preenchimento labial, mas é o que aquele preenchimento labial vai causar, no impacto que vai ter na autoestima da pessoa”, destacou a enfermeira esteta.
Confira a íntegra do programa no link.
Fonte: Coren-AP – editada