Oscar | Quem são os maiores recordistas da premiação?

O que Titanic, Ben-Hur e O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei têm em comum? Além de serem grandes clássicos do cinema, os filmes também tiveram esse ideal sacramentado pelo maior número de vitórias no Oscar, o maior prêmio da indústria do cinema. Em um potencial que dificilmente será superado, os longas acumularam 11 estatuetas cada um.

  • Oscar | Como funciona e quais brasileiros fazem parte da Academia?
  • Quanto custa a estatueta do Oscar?

Não são, nem de longe, os únicos recordistas da premiação. Nomes como Walt Disney, Katharine Hepburn e John Ford também têm seus nomes escritos na história como os principais competidores do Oscar, enquanto recordes de indicações obtidos por La La Land: Cantando Estações e A Malvada mostram o potencial não apenas destes longas, mas também de outros competidores que levaram estatuetas na competição anual.

Os grandes épicos do cinema

Um dos principais recordes do Oscar, não batido até hoje, viria na 31ª edição dos prêmios da Academia. Em 1959, o épico religioso Ben-Hur seria indicado a 12 das 15 categorias da premiação daquele ano, vencendo 11 delas. Os prêmios incluíram Melhor Filme, Melhor Diretor para William Wyler (Os Melhores Anos de Nossas Vidas) e praticamente todas as categorias técnicas, além de Melhor Ator (Charlton Heston) e Ator Coadjuvante (Hugh Griffith).


Canaltech no Youtube: notícias, análise de produtos, dicas, cobertura de eventos e muito mais! Assine nosso canal no YouTube, todo dia tem vídeo novo para você!

 

Almas em Leilão foi o único filme capaz de bater o rolo compressor, impedindo Ben-Hur de levar todas as categorias a que foi indicado ao vencer o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado. Isso só aconteceu devido a controvérsias quanto aos autores do argumento do épico, que passou por diferentes reescritas e mudanças de tom, principalmente depois que Wyler assumiu a produção.

O recorde duraria quase 40 anos, sendo batido somente em 1997 por Titanic. O filme com Leonardo DiCaprio (Assassinos da Lua das Flores) e Kate Winslet (Mare of Easttown) foi indicado a 14 das 17 categorias do Oscar naquele ano, vencendo 11 estatuetas. Melhor Filme e Melhor Diretor para James Cameron (Avatar 2: O Caminho da Água), claro, fazem parte dessa conta.

 

As categorias perdidas por Titanic foram as de melhor maquiagem, para Homens de Preto, Atriz e Atriz Coadjuvante, com as duas intérpretes de Rose, Winslet e Gloria Stuart (O Homem Invisível) perdendo respectivamente para Helen Hunt (Melhor É Impossível) e Kim Basinger (Los Angeles – Cidade Proibida).

Mesmo assim, Titanic tem outros feitos para chamar de seus e também é, até hoje, o filme com maior número de indicações ao Oscar. As 14 categorias em que o longa concorreu em 1997 o colocam ao lado de outros recordistas como A Malvada e La La Land: Cantando Estações — os dois levaram seis prêmios cada nas cerimônias do Oscar de 1950 e 2016, respectivamente.

 

O mais recente filme a receber o maior número de prêmios da história também é o único a ter vencido todas as categorias às quais concorreu. Em 2003, O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei fez a rapa no Oscar levando 11 prêmios, com direito, claro, a Melhor Filme e Melhor Diretor para Peter Jackson (King Kong). Música, roteiro adaptado, trilha sonora e outras seis categorias técnicas também foram vencidas pelo longa.

  • Por apenas R$ 19,90 você compra com frete grátis na Amazon e de quebra leva filmes, séries, livros e música! Teste grátis por 30 dias!

Vale a pena citar ainda que a trilogia O Senhor dos Anéis é a série com maior total combinado de vitórias no Oscar. Enquanto o último longa foi o mais consagrado, a franquia acumulou nada menos do que 30 indicações entre 2001 e 2003, levando 17 estatuetas. Todos, aliás, concorreram a Melhor Filme, enquanto os Efeitos Visuais foram considerados os melhores por três anos consecutivos.

Falta espaço na prateleira

Apesar de impressionante, o tricampeonato d’O Senhor dos Anéis no Oscar nem chegou perto do recorde de prêmios consecutivos recebidos por Walt Disney. Entre 1931 e 1939, ele levou todos os prêmios na categoria de Curta-Metragem em Animação, arrebanhando um total de 10 estatuetas ao longo deste período, após receber homenagens honorárias pela criação do personagem Mickey Mouse e pela inovação técnica em Branca de Neve e os Sete Anões.

 

O animador e produtor, aliás, é dono de outros recordes individuais do Oscar. Ele é a pessoa com maior número de indicações durante sua carreira, tendo concorrido 59 vezes, vencendo 22 prêmios. Disney também foi o que mais recebeu estatuetas em uma única cerimônia; em 1954, quatro prêmios foram dele: Melhor Documentário em longa e curta-metragem, Melhor Curta de Animação e Melhor Curta.

A diva Katharine Hepburn é a atriz com maior número de prêmios da Academia, com quatro estatuetas de atuação por Uma Manhã Gloriosa, Adivinhe Quem Vem Para Jantar, O Leão no Inverno e Num Lago Dourado. Entre os diretores, John Ford é o dono de outros quatro Oscars por O Delator, As Vinhas da Ira, Depois do Vendaval e Como Era Verde Meu Vale, que também foi considerado o Melhor Filme de 1942.

  • Assine a Disney+ aqui e assista a títulos famosos da Marvel, Star Wars e Pixar quando e onde quiser!

A mulher que mais recebeu prêmios durante todos esses anos foi a figurinista Edith Head, com oito Oscars que incluem filmes como A Malvada, Golpe de Mestre e Um Lugar ao Sol. Falecida em 1981, ela foi uma das figuras mais marcantes da história de Hollywood, com 35 indicações da Academia. A personagem Edna Moda, de Os Incríveis, é uma homenagem a ela.

Parasita venceu como Filme Internacional em 2020 e também foi a primeira produção não falante de inglês a receber o Oscar de Melhor Filme (Imagem: Divulgação/Pandora Filmes)

A Itália é o país com maior número de vitórias na categoria de Melhor Filme Internacional, tendo vencido 14 de 33 indicações na história do Oscar. Os recordes individuais desta categoria, entretanto, são de Fanny e Alexander (Súecia), O Tigre e o Dragão (China), Nada de Novo no Front (Alemanha) e Parasita (Coreia do Sul), com quatro prêmios cada — o longa de Bong Joon-ho (Okja), aliás, foi a primeira produção não falante de inglês a vencer como Melhor Filme, em 2020.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

  • Star Wars revela por que Palpatine queria tanto Luke no lugar de Vader
  • Maior Pix já feito é de R$ 2 bilhões e foi realizado 2 vezes
  • Entenda o PLP 12/2024 que cria categoria para motoristas de apps
  • Mortal Kombat 1 fica de graça por tempo limitado
  • Avanço científico promete trazer mamutes de volta à natureza até 2028
  • Surtos de doenças no passado afetaram a atmosfera da Terra
Adicionar aos favoritos o Link permanente.