Google pagará fortuna a quem achar função para computador quântico

A potência de um computador quântico permite realizar tarefas que levariam milhares de anos para uma máquina comum alcançar, mas até agora não há realmente uma função prática para tanto poder. O Google quer mudar isso e lançou um concurso que oferece U$ 5 milhões para quem encontrar usos práticos para esse tipo de máquina.

  • Emaranhamento quântico de fótons é observado em tempo real
  • Saiba o que são computadores quânticos e por que eles são melhores

Concurso tem parceria com a XPRIZE

Os computadores quânticos conseguem realizar cálculos em níveis de átomos, moléculas, fótons, elétrons e prótons, mas para o Google a utilidade desse tipo de computador não está muito clara. A companhia se juntou à fundação sem fins lucrativos XPRIZE, que organiza e incentiva competições para o desenvolvimento de tecnologia, e oferece pouco mais de R$ 24 milhões, em uma conversão direta, como prêmio para qualquer pesquisador que encontrar um uso prático para o computador quântico que beneficie a humanidade de alguma maneira.

A competição vai durar três anos e exige que os pesquisadores mostrem como um algoritmo pode ser aplicado em detalhes e especificações exatas da computação quântica. Além disso, os concorrentes podem mostrar como um algoritmo quântico existente poderia ser aplicado a um problema do mundo real não considerado previamente.


Siga o Canaltech no Twitter e seja o primeiro a saber tudo o que acontece no mundo da tecnologia.

google
Google começou um concurso que oferece uma bela premiação (Imagem: FlyD/ Unsplash)

Computador quântico é real, mas falta prática

Segundo o líder de algoritmos quânticos do Google, Ryan Babbush, as pesquisas envolvendo este tipo de equipamento atualmente são muito mais abstratas do que reais.

“Existem muitos problemas matemáticos bastante abstratos onde podemos provar que os computadores quânticos proporcionam acelerações muito, muito grandes”, aponta Babbush. “Mas grande parte da comunidade de pesquisa tem se concentrado menos em tentar combinar essas acelerações quânticas mais abstratas com aplicações específicas do mundo real e em tentar descobrir como os computadores quânticos poderiam ser usados”, finaliza.

Será que até 2027 alguma grande novidade em relação à computação quântica será descoberta graças ao concurso do Google?

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

  • Maior Pix já feito é de R$ 2 bilhões e foi realizado 2 vezes
  • Star Wars revela por que Palpatine queria tanto Luke no lugar de Vader
  • Mortal Kombat 1 fica de graça por tempo limitado
  • Entenda o PLP 12/2024 que cria categoria para motoristas de apps
  • Avanço científico promete trazer mamutes de volta à natureza até 2028
  • Surtos de doenças no passado afetaram a atmosfera da Terra
Adicionar aos favoritos o Link permanente.