Embaixador do Japão visita redação do Jornal Correio de Sergipe e Portal AJN1

 

 

Terceira potência econômica mundial e com grande poder financeiro e tecnologia de ponta, o Japão tem contribuído para o desenvolvimento econômico do Brasil, com parcerias também em Sergipe. Para aprofundar esse diálogo de cooperação, o embaixador do Japão no Brasil, Teiji Hayashi, veio a Sergipe dialogar com autoridades e visitar negócios japoneses instalados no estado. Nesta quinta-feira, 13, Teiji Hayashi visitou a redação do Jornal Correio de Sergipe e do Portal de Notícias AJN1, sendo recebido pela editora-chefe dos dois veículos de comunicação, a jornalista Cláudia Lemos.

Teiji Hayashi, que já conhecia o estado, enalteceu as potencialidades de Sergipe e a hospitalidade dos sergipanos. Ele destacou que o Japão já tem dois investimentos importantes em Sergipe por meio da instalação da fábrica da Yazaki, em Nossa Senhora do Socorro, e da parceria da empresa japonesa Mitsui Gàs com a Sergás. “No Brasil há hoje 700 empresas japonesas em operação. Sergipe tem condições de receber mais empresas”, observou.

O embaixador destacou a possibilidade de ampliar parcerias, destacando potencialidades do estado a exemplo da exploração do gás natural, da energia renovável e no campo do hidrogênio verde. Recebido pelo vice-governador, Zezinho Sobral, o embaixador citou durante o diálogo que encontrou várias possibilidades de cooperação com o Japão. “É  uma honra visitar Sergipe, um estado com muito potencial de desenvolvimento”, declarou.

Teiji Hayashi contou que nesta quinta-feira também esteve na Universidade Federal de Sergipe (UFS), onde conversou com o reitor, Valter Joviniano de Santana Filho. Na pauta, parcerias científicas e o convite para que a UFS participe de uma conferência programada para o início do próximo ano, que vai reunir reitores do Brasil e do Japão, a fim de formar um grupo para tratar sobre o desenvolvimento de tecnologias e projetos de pesquisa.

Sobre os 116 anos da imigração japonesa no Brasil, Teiji Hayashi respondeu que laços humanos são fundamentais. ”O Brasil possui a maior comunidade japonesa fora do Japão.  São mais de dois milhões de nipo-brasileiros. Já no Japão estão mais de 200 mil brasileiros”, destacou.

Teiji Hayashi disse que é pretensão expandir atividades culturais com Sergipe, e citou como exemplo a existência de uma comunidade japonesa no estado. Aproveitou a entrevista para convidar os sergipanos a visitar o Japão, citando que não há a necessidade de visto, para a facilidade dos viajantes.

 

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.