Morreu, aos 68 anos, o criador de uma das franquias mais famosas de anime e mangá do mundo: Akira Toriyama. “Pai” de Dragon Ball, Toriyama faleceu por causa de um coágulo sanguíneo no cérebro, no dia 1º de março, mas o fato só foi anunciado nesta sexta-feira (8/3).
Nascido em 1955 em Nagoya, no centro do Japão, Toriyama conquistou popularidade com a série de mangá Dr. Slump, que também foi adaptada como série de televisão. Depois veio o fenômeno Dragon Ball e as várias sequências.
Publicada pela primeira vez em 1984, Dragon Ball é uma das franquias de mangás mais vendidas da história e foi expandida para diversas séries de anime, filmes e jogos eletrônicos. O protagonista do mangá é Son Goku, um guerreiro mestre em artes marciais que viaja pelo mundo em busca de bolas mágicas que, quando reunidas, invocam um dragão com poderes. Com vários aliados, ele luta contra monstros que ameaçam o futuro da Terra.

Dragon-Ball
Dragon Ball se tornou uma megafranquia

Dragon Ball Super: Super-Herói
Dragon Ball Super: Super-Herói
Divulgação

Dragon Ball Super Broly
Dragon Ball Super Broly O Filme
Divulgação

Akira Toriyama Dragon Ball Z graphic portrait seen during
Dragon Ball Z
Paco Freire/SOPA Images/LightRocket via Getty Images

Akira Toriyama 2
Akira Toriyama influenciou mais de uma geração de fãs
Instagram/Reprodução

Akira Toriyama 3
Akira Toriyama criou Dragon Ball em 1984
Instagram/Reprodução

Akira Toriyama
Akira Toriyama, criador de Dragon Ball
Twitter/reprodução
0
A morte de Akira repercutiu inclusive no governo japonês. Secretário-chefe de gabinete da presidência, Yoshimasa Hayashi disse que “Toriyama criou obras que foram amadas não apenas pelas pessoas no Japão, mas também no exterior”.