Confira 3 dicas para aumentar a queima de calorias durante a caminhada

A caminhada leva vantagens em relação a outros exercícios se você está iniciando um programa de emagrecimento. O exercício físico não exige habilidades específicas do corpo e, como é de baixo impacto, pode ser feito por quem não está em plena forma.

A professora de educação física Andrea Reis, que dá aulas na Universidade Católica de Brasília, explica que a caminhada reduz o risco de doenças crônicas, como a diabetes e a hipertensão, bem como melhora a capacidade cardiorespiratória e a saúde mental.

Segundo ela, os benefícios para o corpo começam a ser notados rapidamente. “Estudos indicam que após 30 minutos de caminhada moderada, o corpo começa a liberar endorfinas, que melhoram o humor. Com duas semanas de caminhada regular, é possível observar melhorias na saúde cardiovascular e no condicionamento físico”, conta Andrea.

A personal trainer Lígia Simões, que atende em Brasília, confirma que a caminhada é uma excelente maneira de deixar o sedentarismo e que, se praticada de forma consistente e dentro de uma dieta equilibrada, pode levar à perda de peso. Contudo, Lígia pondera que, com o tempo, o corpo se acostuma com o esforço e é necessário aumentar o estímulo para que os benefícios continuem.

“Se você já não cansa no percurso habitual, é hora de aumentar o estímulo para continuar evoluindo. Você deve estar atento a sua frequência cardíaca durante o esforço físico para continuar no processo de emagrecimento”, afirma Lígia Simões.

Veja dicas para tornar a queima calórica durante a caminhada

1 – Adicione pesos

Você pode usar um colete com pesos ou carregar uma mochila para aumentar o esforço físico durante a caminhada. Os quilos extras aumentarão o esforço necessário e farão seu corpo trabalhar mais. Para começar, o ideal é carregar dois ou três quilos.

2 – Intercale outros exercícios

Um truque para aumentar a queima de gordura é incorporar outros exercícios físicos à caminhada. Você pode fazer agachamentos, polichinelos e corridinhas estáticas por um determinado período de tempo ou número de repetições. Isso aumentará sua frequência cardíaca e envolverá outros músculos do corpo que não estão sendo usados ​​​​enquanto você caminha.

Faça isso depois de percorrer uma certa distância durante a caminhada, como 800 metros ou um quilômetro.

3 – Procure um terreno inclinado

Caminhar em um terreno inclinado ativa ainda mais a musculatura dos glúteos e panturrilhas, contribuindo para uma maior queima de calórica.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Adicionar aos favoritos o Link permanente.